10 dicas para começar um e-commerce do zero

Com o aumento do comércio eletrônico nos últimos anos, principalmente devido à pandemia, muitas pessoas estão se aventurando no mundo online para começar um e-commerce.

De acordo com levantamento da SmartHint em reportagem publicada no portal do E-commerce Brasil, apenas nos primeiros cinco meses de 2022 o faturamento do e-commerce aumentou 785%.

Mesmo com boas perspectivas, começar um negócio online pode ser desafiador, especialmente para aqueles que são novos na área. Por isso, preparamos este artigo com 10 dicas essenciais para começar um e-commerce.

Continue com a gente!

10 dicas para começar um e-commerce do zero

Muitas são as coisas que precisam ser planejadas e analisadas ao começar um e-commerce, separamos dez pontos de atenção para você!

  1. Escolha um nicho específico

Ao escolher um nicho específico para o seu e-commerce, é mais fácil você se tornar uma autoridade nesse setor.

Dessa forma, você atende melhor às necessidades dos seus clientes e destacar-se frente à concorrência.

  1. Pesquise e entenda o seu público-alvo

Antes de começar um e-commerce, é essencial entender as necessidades e dores do seu público-alvo, por isso você precisa definir quem quer atingir com o seu negócio.

Isso ajudará você a oferecer produtos e serviços que realmente atendam às expectativas dos seus clientes.

  1. Invista em um design profissional e responsivo

O design da sua loja virtual é a primeira impressão que os futuros clientes terão e, neste caso, provavelmente é essa primeira impressão que vai ficar gravada.

Portanto, invista em um design profissional e em um site responsivo. Assim sua loja virtual vai atrair a atenção dos visitantes e transmitir credibilidade.

  1. Otimize o SEO

O SEO é fundamental para que o seu e-commerce seja encontrado pelos clientes nos resultados de pesquisa dos mecanismos de busca.

Certifique-se de que o seu e-commerce esteja otimizado, com palavras-chave relevantes, meta títulos e meta descrições adequadas e conteúdo de qualidade.

  1. Ofereça uma excelente experiência de usuário

Uma experiência de usuário positiva pode ser a diferença entre um cliente satisfeito e um cliente insatisfeito.

Certifique-se de que sua loja virtual seja fácil de navegar, rápida para carregar e intuitiva. Lembre-se de realizar testes periódicos de compra para verificar se tudo está funcionando corretamente.

  1. Tenha uma política de frete e entrega clara

A política de frete e entrega é um fator essencial para a satisfação dos clientes. As opções de frete devem ser claras e acessíveis e a entrega deve ser feita dentro do prazo estabelecido.

Se por algum motivo houver atraso por parte das empresas de entrega, notifique o cliente e peça desculpas.

  1. Escolha uma plataforma confiável

A escolha da plataforma para o seu e-commerce é essencial para garantir a estabilidade e a segurança do seu negócio. Pesquise, compare e escolha uma plataforma que ofereça suporte técnico e atualizações regulares.

  1. Utilize as redes sociais para divulgar seu negócio

As redes sociais são uma excelente ferramenta para divulgar seu e-commerce, criar autoridade de marca e se conectar com o público.

  1. Ofereça opções de pagamento variadas e seguras

Oferecer opções de pagamento variadas e seguras aumenta a confiança dos clientes. Tenha opções de pagamento com cartão de crédito, débito, boleto e PIX. Ofereça desconto para compras à vista e utilize parceiros de pagamento com reputação no mercado.

  1. Monitore as métricas de desempenho regularmente

É importante entender como seu negócio está indo e fazer ajustes quando necessário. Acompanhe as vendas, o tráfego do site, as taxas de conversão e outras métricas importantes para avaliar o desempenho do seu e-commerce.

Com essas dicas práticas, você pode começar um e-commerce de sucesso. E se precisar de ajuda, venha conhecer mais sobre a Super Métrica, somos especialistas em projetos de Go Live para lojas virtuais.

Montamos um roteiro detalhado para que seu e-commerce saia do papel e seja lançado, definindo os caminhos a serem tomados para alcançar seus objetivos de forma assertiva, antecipando as oportunidades e os desafios que podem surgir. Acesse nosso site clicando aqui!

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Postado em: 20 de abril de 2023

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