As redes sociais já fazem parte da vida da grande maioria das pessoas, que passam cada vez mais tempo conectadas. Por isso, se sua marca e seu e-commerce não estiverem presentes nelas, é como se eles não existissem.
E, mesmo que sua loja virtual mantenha perfis nas principais redes sociais, é preciso saber se comunicar com seu público, tanto para que sua presença seja notada como para gerar engajamento.
O que muitos e-commerces costumam fazer é utilizar-se das mídias sociais unicamente para expor, oferecer e vender seus produtos e isso pode se tornar um erro gigantesco.
Uma das principais funções da presença de uma marca nas redes sociais é gerar valor. Isso quer dizer que, se seu e-commerce mantiver um perfil forte, inteligente e atrativo, as vendas acontecerão naturalmente, sem a necessidade de você oferecer o tempo todo os seus produtos.
Mas como fazer isso? Continue a leitura e veja dicas simples para gerar valor para sua marca e para seu e-commerce através das mídias sociais.
Não publique nas redes sociais apenas os seus produtos
Atualmente, os potenciais clientes de uma loja virtual, quando acessam os perfis dessa loja nas redes sociais, estão muito mais interessados em saber se a empresa reflete seus princípios e valores, se possui conhecimento no nicho em que atua, se tem canais que transmitem confiança e profissionalismo, do que em efetivamente comprar o produto pela rede social.
É claro que você deve promover seus produtos e realizar vendas pelas redes, mas também deve mostrar que sua empresa é competente e entende do negócio.
Por isso, intercalar as postagens de produtos com outras apresentando o dia a dia da empresa, dando dicas e sugestões relacionadas ao segmento de atuação, mostrando citações que estão alinhadas com a filosofia do negócio, entre outras opções, é a melhor maneira de gerar valor perante seu público.
Por exemplo, suponhamos que você tenha uma loja de produtos para pets.
Além de promover eventualmente os seus produtos, sempre destacando como eles são capazes de solucionar as dores dos tutores de pets, você pode publicar frases sobre respeito aos animais, dar dicas sobre como manter o pet saudável, fazer posts especiais em datas comemorativas, como o Dia do Veterinário, o Dia do Cachorro etc., postar coisas engraçadas de animais, entre diversas outras possibilidades.
Desta forma, quando o consumidor precisar de algum produto para o pet dele, vai se lembrar da sua loja, que prega o respeito aos animais, que se lembra de parabenizar os bichinhos e quem atua no segmento, que tem um perfil cheio de conteúdos bem-humorados, que dá dicas práticas sobre os pets.
Assim, seu e-commerce torna-se muito mais do que apenas mais uma loja, porque você está sendo capaz de agregar valor ao seu negócio e de fazer com que o público se identifique com a sua marca.
Crie conteúdos diversificados em suas redes e publique periodicamente
Uma das principais características das redes sociais é o dinamismo. A cada evolução tecnológica, as redes incorporam as novidades e se tornam cada vez mais completas, permitindo a criação de diversos tipos de conteúdo.
Invista, por exemplo, em vídeos diferenciados, em postagens com formato próprio tanto para feed como para stories, elabore conteúdos em carrossel, ou seja, diversifique seu contato com sua audiência.
Lembre-se de que, como falamos acima, quase todo mundo está nas redes sociais, então você precisa se diferenciar tanto da concorrência como dos milhões de pessoas que estão produzindo conteúdo – profissional ou não.
Além disso, é necessário manter uma constância nas publicações, criando conteúdos periodicamente. Mas cuidado, não precisa exagerar.
Fazer muitas publicações acaba criando o que chamamos de overview, que é uma saturação de conteúdo capaz de desestimular seu público a consumir o que você está oferecendo.
Crie cronogramas de postagens e siga-os, deixando ainda espaço para publicações não programadas que, eventualmente, possam vir a ocorrer.
Interaja com sua audiência
Não adianta absolutamente nada sua loja virtual ter um perfil bacana, cheio de conteúdos diferenciados e com publicações constantes se você não interagir com a sua audiência.
Por isso, não deixe de reagir e de responder comentários e mensagens enviadas inbox o mais rapidamente que conseguir. Isso mostra ao seu público que você se importa com ele e que quem está por trás das redes sociais é uma pessoa de verdade, não um robô.
Também é necessário criar conteúdos interativos, por isso, faça perguntas, crie testes, promova enquetes e faça uso dos mecanismos oferecidos pelas próprias redes para conversar com seus clientes.
Voltemos ao exemplo da loja de produtos para pets.
Você pode fazer uma enquete para saber se seu público prefere gato ou cachorro. Assim, você poderá programar mais posts sobre cachorros, caso sua audiência prefira os doguinhos; ou vice-versa, programando mais conteúdos sobre gatos, na hipótese de o público preferir os bichanos.
Bônus: contrate uma agência especializada em marketing digital
Nada menos profissional nas redes sociais que um perfil empresarial bagunçado, sem uma identidade visual clara, com conteúdos sem nenhum padrão ou que não façam sentido para o público.
Por isso, investir em uma agência especializada em marketing digital é uma excelente saída para gerar valor para sua marca e para seu e-commerce. Assim você terá conteúdos bem-feitos, com artes padronizadas, textos bem redigidos e diversidade.
Se você tem uma loja virtual e não sabe quais passos seguir para que ela melhore seu desempenho, entre em contato com a Super Métrica para criar uma estratégia para seu e-commerce, nós podemos ajudar!