9 coisas que todo bom e-commerce precisa ter

No mundo cada vez mais digital em que vivemos, ter forte presença online é essencial para o sucesso de qualquer negócio. No caso dos e-commerces, é fundamental oferecer uma experiência de compra satisfatória aos clientes. Mas o que exatamente um e-commerce precisa ter para se destacar?

Nesse artigo nós vamos trazer nove coisas que todo bom e-commerce precisa ter para se destacar e crescer. São elementos-chave que não apenas melhoram a experiência do cliente, mas também aumentam a credibilidade e a confiança deles na sua marca, impulsionando as suas vendas.

9 coisas que todo bom e-commerce precisa ter

  1. Um site bem projetado e fácil de navegar, com um layout responsivo e adaptável para dispositivos móveis.

Um design atraente e intuitivo é essencial para causar uma boa impressão aos visitantes. Além disso, garantir que seu e-commerce seja responsivo e se adapte a diferentes telas e dispositivos móveis é crucial para oferecer uma boa experiência de navegação.

De acordo com reportagem da Agência Brasil, uma pesquisa do Cetic.br mostrou que, em 2021, 82% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet e praticamente 99% dos usuários a acessavam através de aparelhos celulares.

  1. Informações claras e detalhadas sobre os produtos e serviços oferecidos.

Descrições precisas, bem escritas, sem erros de ortografia e gramática, além de imagens de alta qualidade são essenciais para conquistar clientes.

Afinal, são os textos e as fotos que fornecem aos consumidores as informações necessárias para que eles tomem uma decisão de compra assertiva. Quanto mais detalhes e dados relevantes, melhor será a experiência.

  1. Um processo de compra simples e intuitivo, para fazer pedidos com facilidade e rapidez.

Facilitar o processo de compra é essencial para evitar frustrações e desistências. De acordo com uma pesquisa do Baymard Institute, publicada no portal Olist, uma das principais razões para desistência é o processo de checkout, atingindo 35% das compras.

Um fluxo de compra claro e simplificado, com etapas lógicas e poucos obstáculos no cadastro, contribui para uma experiência de compra positiva.

  1. Opções de pagamento seguras e variadas

Oferecer diversas opções de pagamento, como cartões de crédito, cartões de débito, pagamento com dois cartões diferentes, boleto bancário, transferência bancária, PIX, entre outros, aumenta a conveniência para os clientes e ajuda a fidelizá-los, pois não importa a escolha do usuário, seu e-commerce poderá atendê-lo.

  1. Um sistema de gerenciamento eficiente.

Ter um sistema de gestão eficaz, capaz de monitorar o estoque em tempo real, processar pedidos de forma ágil e rastrear o status de cada venda efetuada é fundamental para evitar erros e garantir uma operação organizada.

Existem diversos ERPs disponíveis no mercado, muitos deles especializados em lojas virtuais. Pesquise e escolha o que oferecer o melhor custo-benefício para o seu negócio.

  1. Políticas claras e justas, proporcionando segurança e confiança aos clientes.

Estabelecer políticas transparentes para privacidade, segurança, trocas, devoluções, entregas, entre outras, é essencial para construir uma relação de confiança com os clientes.

Isso proporciona segurança, demonstrando que a sua loja se preocupa com a satisfação deles e está disposta a solucionar possíveis problemas.

Temos um artigo completo sobre políticas para e-commerce, clique aqui para lê-lo na íntegra!

  1. Uma estratégia de marketing eficaz

Investir em estratégias de marketing digital é fundamental para atrair tráfego qualificado para o seu e-commerce.

Utilize técnicas de SEO (otimização para mecanismos de busca), tráfego pago, marketing de conteúdo e estratégias de redes sociais para aumentar a visibilidade da sua loja e impulsionar as suas vendas.

  1. Atendimento ao cliente de qualidade, com canais de suporte e comunicação rápida.

Um excelente atendimento é fundamental para garantir a satisfação dos consumidores.

Disponibilize canais de suporte acessíveis e variados, como chat online, e-mail, telefone, WhatsApp, formulários, entre outros, e responda prontamente às dúvidas e solicitações.

  1. Um sistema de segurança confiável.

Proteger as informações dos clientes é essencial. Implemente medidas robustas, como certificados SSL, criptografia de dados e sistemas antifraude, para garantir a segurança das transações e a proteção dos dados pessoais dos seus clientes. Além disso, fique atento às determinações da LGPD e cumpra à risca suas cláusulas.

Ter esses nove elementos em seu e-commerce é o primeiro passo para construir uma presença online bem-sucedida e satisfazer as expectativas dos seus clientes. Com eles você estará criando uma base sólida para impulsionar suas vendas e garantir o crescimento do seu negócio.

Agora que você conhece esses fundamentos, é hora de aprimorar ainda mais a sua loja virtual. A Super Métrica é uma agência especializada em estratégias para e-commerce, pronta para ajudar você a alcançar os melhores resultados.

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Postado em: 18 de maio de 2023

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