Como preparar sua loja virtual para a Black Friday 2023?

A Black Friday 2023 é um dos eventos mais aguardados do ano. E não é para menos!

A cada edição, a data quebra recordes de vendas e oferece oportunidades únicas para consumidores e empreendedores.

Na edição de 2022, de acordo com dados da TradeMap publicados pela Tray, foram movimentados mais de R$ 6 bilhões em compras online, sendo que os itens mais procurados pelos consumidores foram os relacionados à saúde, beleza e moda.

Por isso, para aproveitar ao máximo esse momento, é essencial estar preparado.

A Black Friday 2023 está se aproximando rapidamente e, neste artigo, mostraremos as etapas que você deve seguir para garantir que sua loja virtual esteja pronta.

Desde a gestão de estoque até o aprimoramento da experiência do cliente, vamos fornecer dicas práticas para você se destacar durante a Black Friday 2023.

Vamos lá?

Quando será a Black Friday 2023?

Este ano, a Black Friday ocorrerá no dia 24 de novembro, seguida pela Cyber Monday no dia 27 de novembro.

Como de costume, essas datas acompanham a tradição de acontecerem na última sexta-feira e na segunda-feira após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Para saber mais sobre a origem da data e outras curiosidades, confira o primeiro artigo de nossa série temática sobre a Black Friday clicando aqui.

No próximo tópico, veja como preparar sua loja virtual para a Black Friday 2023, aproveitando-a ao máximo e oferecendo ótimas ofertas aos seus clientes.

Chek list para preparar sua loja virtual

Preparar sua loja virtual para a Black Friday 2023 envolve uma série de etapas e o sucesso da data depende de um planejamento cuidadoso e da execução eficiente desse plano.

Você deve se certificar de que a sua loja virtual estará pronta para atender à demanda e proporcionar uma experiência de compra excepcional aos clientes durante esse período.

Então, que tal falarmos um pouco sobre cada uma das etapas do nosso check list?

  1. Conferência de estoque

Antes de tudo, verifique seu estoque.

Identifique e liste os produtos com excesso de estoque e itens antigos ou encalhados que podem ser incluídos em promoções especiais.

Faça também uma listagem dos produtos mais vendidos nos últimos meses e aproveite para solicitar aos seus fornecedores esses itens com antecedência, a tempo de serem entregues antes da Black Friday 2023.

  1. Definição das promoções

Defina quais serão as promoções, ofertas e descontos que você oferecerá na Black Friday e por qual período eles serão válidos.

Você pode, por exemplo, oferecer descontos em determinados produtos por todo o mês de novembro, por uma semana, um final de semana ou até mesmo apenas no dia 24.

Não se esqueça de planejar sua margem de lucro para não ter prejuízos.

  1. Categoria exclusiva com promoções

Crie uma categoria exclusiva em sua loja para destacar todos os produtos que estarão em promoção na Black Friday. Destaque a categoria para facilitar o acesso dos clientes às ofertas.

Se você tiver diferentes tipos de promoções, considere criar subcategorias também. Quanto mais rápido o cliente encontrar o que procura, mais chances de ele finalizar a compra.

Clique aqui e descubra como criar uma árvore de categorias eficiente, temos um artigo completo sobre o assunto.

  1. Kits de produtos

Ofereça kits de produtos relacionados entre si com descontos atrativos. Isso incentiva os clientes a comprarem mais do que o planejado por eles inicialmente.

Além dos kits com desconto, atualize também os produtos relacionados aos itens vendidos individualmente para aumentar as vendas cruzadas. Saiba tudo sobre o tema clicando aqui.

  1. Cupons de desconto, brindes e recompensas

Faça cupons de desconto exclusivos para a Black Friday.

Há diferentes tipos de descontos que você pode oferecer de maneira personalizada ao seu público-alvo, como porcentagem, valor fixo ou frete grátis.

Considere também oferecer brindes ou recompensas para compras acima de determinado valor. Isso estimula os clientes a gastarem mais.

  1. Banners temáticos

Crie banners temáticos para sua página inicial, destacando suas principais ofertas para a Black Friday 2023.

Não se esqueça de aproveitar também os espaços dos banners secundários para destacar a data.

E, além disso, atualize também os banners de outras áreas da sua loja, como as páginas de categorias, carrinho de compras etc.

  1. Campanhas de marketing

Planeje e execute campanhas de marketing nas redes sociais, e-mail marketing e outros canais para promover suas ofertas.

Crie teasers e prévias para gerar expectativa entre seus clientes. Veja aqui como usar o vídeo marketing em suas estratégias.

Não deixe de construir relacionamentos através do tráfego orgânico, mostre preparativos, novidades, bastidores e o que mais achar que possa motivar os clientes.

Invista também em mídias pagas para conquistar visibilidade com rapidez.

  1. Testes nos métodos de pagamento e checkout

Certifique-se de que todos os métodos de pagamento estão funcionando corretamente.

Faça testes diversos no processo de checkout para garantir que ele seja rápido e eficiente.

Proporcionar uma experiência de compra excepcional aos clientes é crucial para que as vendas sejam efetivadas na Black Friday 2023.

  1. Preparação da equipe

Treine sua equipe de atendimento ao cliente para lidar com o aumento esperado de consultas e solicitações durante a Black Friday 2023.

Eles precisarão resolver problemas, sanar erros, tirar dúvidas e auxiliar os clientes da melhor maneira possível.

É imperativo que toda a equipe esteja na mesma página, falando a mesma língua. Isso evita a insatisfação dos clientes e previne problemas futuros.

Considere utilizar chatbots para automatizar as principais etapas do atendimento e reduzir erros. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

E aí? Como está o seu check list para a Black Friday 2023? Já havia pensado em todos os itens?

Se não, não se preocupe, ao longo de todo o mês de outubro traremos conteúdos exclusivos sobre a Black Friday 2023!

Isso porque o nosso foco é auxiliar você, lojista, a tirar o máximo proveito da data, melhorando a experiência do cliente e impulsionando a lucratividade do seu e-commerce.

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Postado em: 5 de outubro de 2023

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