Call to action: 3 dicas para converter mais

Quando um potencial cliente acessa uma loja online, são boas as probabilidades de que ele entrou ali para efetuar uma compra. Mas, como sabemos, as compras online são realizadas por impulso e não custa nada “dar um empurrãozinho” para que sejam finalizadas. É isso que o call to action ou CTA faz.

Neste artigo vamos trazer três dicas sobre como utilizar o call to action em seu e-commerce para gerar mais conversões. Continue a leitura!

O que é call to action?

Call to action (CTA) significa chamada para ação e é uma forma de orientar e incentivar o usuário a realizar determinado procedimento. Ele pode ser um link, um botão, um banner clicável, um pop up, uma frase destacada em um texto, entre outros.

O CTA pode ser utilizado em qualquer tipo de página e, em uma loja virtual, se bem empregado, é o que vai levar o potencial consumidor a se tornar um cliente efetivamente. Por isso, é essencial saber como utilizá-lo.

Confira abaixo três dicas para CTAs eficientes e que vão aumentar as chances de sua loja converter mais:

  1. Varie as formas de CTA

O objetivo do call to action em um e-commerce é fazer com que o cliente finalize a compra. Por isso, ele deve ser inserido em formatos diferentes e variados, demonstrando criatividade.

Assim sendo, o CTA deve ser capaz de captar a atenção, sem deixar dúvidas da ação a ser realizada – afinal, o cliente não pode ficar perdido na página, ele deve saber exatamente o próximo passo a seguir.

Na página inicial, por exemplo, é possível inserir um banner de topo com um CTA para determinado produto. Pode ser um produto lançamento, um produto exclusivo, um produto com um bom desconto, um produto que estava em falta no mercado e foi reposto.

Na chamada do banner, utilize uma arte bem-feita e chamadas fortes e/ou com palavras no imperativo como “última oportunidade”, “restam poucas unidades”, “não perca”, “desconto imbatível”, “clique aqui ou fique sem seu (inserir o nome do produto)”. Assim, seu cliente sentirá que se não adquirir o item naquele momento, não terá uma chance melhor.

Outra maneira de incluir um CTA, desta vez em qualquer página do seu e-commerce, é em um pop up de desconto. Ele pode aparecer apenas quando o cursor do mouse se aproximar do botão de fechamento da página. Desta forma, o cliente saberá que se não clicar no pop up, a oportunidade oferecida não estará mais disponível.

  1. Não abuse dos call to action

Pode parecer que, como o objetivo do CTA é aumentar as conversões, ele deve estar em todos os locais disponíveis. Porém, inserir muitos call to action em uma mesma página, além de confundir o cliente sobre o que ele deve fazer, ainda trará um tom de que sua loja está desesperada para vender a qualquer custo – o que não transmite profissionalismo.

Por isso, ele deve ser inserido em locais estratégicos da loja e utilizado com parcimônia.

  1. Mescle números e urgência em seu CTA

Os números são formas eficientes de call to action porque com eles é possível o cliente criar comparativos e, assim, perceber vantagens em adquirir os produtos da sua loja virtual.

Por exemplo: “20% de desconto” ou “Toda a categoria por apenas R$ 20 reais” são maneiras de fazer o cliente notar benefícios na aquisição desses produtos.

Mas, mais do que apenas utilizar números, se você transmitir urgência junto com eles, o efeito será ainda mais positivo.

Isso porque melhor do que “20% de desconto” é “Só hoje: 20% de desconto” e mais chamativo que “Toda a categoria por apenas R$ 20 reais” é “Toda a categoria por apenas R$ 20 reais nas próximas 24h”.

Viu como o call to action pode ajudar a sua loja a converter mais?

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Postado em: 27 de dezembro de 2021

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