Concentre-se em criar uma experiência de compra única e envolvente neste Natal, que surpreenda e encante seus clientes.
Vamos trazer neste artigo algumas ideias de Campanhas de Natal para você utilizar em sua loja neste próximo mês, confira a seguir!
Envelope (decore) sua loja com o tema de Natal
Ofereça aos usuários um clima festivo e acolhedor quando chegarem à loja, com uma página de destino dedicada ao Natal. Crie uma página que guie os compradores pelo processo de compra de presentes com muita intenção e facilidade, ao mesmo tempo em que incorpora a identidade da sua marca.
Abaixo, algumas dicas para criar uma página de destino no espírito de dar presentes:
- Belas imagens de produtos: use imagens nítidas e atraentes para criar uma vitrine que desperte sentimentos festivos e deixe os clientes dispostos a comprar.
- Simplicidade é fundamental: mantenha sua página de destino de Natal clara e limpa. Use espaços em branco para garantir que os usuários não se sintam sobrecarregados com as cores da sua oferta festiva.
- Opções de filtro: permita que os usuários naveguem em suas categorias e subcategorias de Natal com base no produto, preço, estilo etc. para obter uma experiência mais suave e otimizada. Uma opção interessante é criar uma categoria de Natal, como por exemplo, “XMAS SALE”, e dentro dela insira ao menos mais três subcategorias, como “Presentes até R$ 50”, “Presentes até R$ 100” e “Presentes acima de R$ 150”.
- Destaque informações de entrega: as datas de entrega são essenciais para incentivar compradores ansiosos ou incertos a se comprometerem com a compra. Além disso, evidenciar a data de entrega é fundamental para a tomada de decisão, já que há o tempo de espera para o produto chegar até a data.
- Chamadas a ações (CTAs) claras: inclua CTAs impressionantes para chamar a atenção do usuário e levá-los ao longo do funil de compras até a página de checkout.
- Banner: inclua uma imagem de cabeçalho (banner de topo) com tema de Natal na sua página inicial que seja direcionada à sua página de destino do Natal (categoria).
Crie guias de presentes
Inspire os usuários com um prático guia de presentes, repleto de ideias originais exclusivas de toda a sua loja.
Criar seu próprio guia de presentes é uma maneira simples de direcionar o tráfego orgânico de compradores com alta intenção de compra e aumentar suas vendas de Natal.
As pessoas que procuram “ideias de presentes para meninos”, por exemplo, estão preparadas e prontas para comprar, tudo o que precisam é de um pouco de orientação.
Os guias de presentes de Natal também são uma ótima chance de promover estrategicamente seus produtos estrela, best-sellers ou qualquer estoque excedente.
Você pode criar uma página de destino da coleção para o seu guia de presentes ou publicá-la como um artigo em seu blog.
Promova seu guia de presentes em suas mídias sociais com uma hashtag de Natal com sua marca. Considere o envio do link para blogueiros e influenciadores relevantes do seu setor.
Você também pode promover seu guia em disparos de e-mails sazonais. É sempre uma estratégia interessante também nessa data do ano criar um link de indicação de amigo. Além de aumentar sua receita, é uma excelente maneira de atrair novos compradores.
Use o clássico “12 dias de promoção de Natal”
Por que não usar esse conceito clássico de Natal para desenvolver uma campanha de marketing para sua loja? Você pode criar uma promoção divertida de 12 dias que gere emoção, expectativa e, principalmente, tráfego.
Uma venda de Natal de 12 dias com uma dúzia de ofertas diárias dará aos compradores um motivo convincente para retornar à sua loja. Revelar um novo item de venda a cada dia é uma ótima maneira de aumentar o tráfego diário. Por que não incentivar os clientes a se inscreverem na sua lista de e-mails, dando a eles acesso antecipado às promoções de cada dia?
Crie campanhas de e-mails específicas para o Natal
O e-mail marketing é ainda um dos melhores canais de venda, sendo responsável em algumas datas comemorativas por mais de 20% de todas as vendas no comércio eletrônico.
Portanto fica claro que esse é um canal que você simplesmente não pode ignorar quando se trata de sua estratégia de marketing de Natal. É uma maneira testada e comprovada de se envolver com clientes existentes e de alcançar novos clientes.
Veja alguns tipos de e-mails que você pode utilizar.
- E-mails de boas-vindas: um novo e-mail em sua lista pode gerar 3x o valor da receita que qualquer outro e-mail promocional, portanto, dê bastante atenção ao e-mail de boas-vindas. Eles ajudam você a iniciar o relacionamento pessoal com um cliente e a apresentá-lo à sua marca.
- E-mails promocionais de Natal: os e-mails que promovem descontos de Natal são uma ótima maneira de chamar a atenção e gerar vendas.
- E-mails de carrinho abandonado: você sabia que 60% dos compradores voltam a uma loja para fazer uma compra dentro de 24 horas após receber um e-mail de carrinho abandonado personalizado? Edite seus e-mails de carrinho abandonado com a ferramenta utilizada para a temática natalina.
- E-mails de recomendação de produtos: uma ótima estratégia para impulsionar as vendas, e-mails de recomendação de produtos personalizados não devem ser deixados de fora. Crie automações segmentando esses clientes com base em suas compras e ofereça produtos relacionados à compra realizada, promovendo upsell e venda cruzada.
Dica extra: atualize seus e-mails transacionais (como confirmações de pedidos, confirmações de envio, e-mails de cobrança) para dar a mesma alegria de Natal a eles.
Crie uma hashtag de Natal com sua marca
Uma ideia de campanha de mídia social de Natal: uma hashtag com sua marca! Essa é uma ótima maneira de divulgar sua marca, promover suas ofertas e acompanhar qualquer conteúdo criado por seus seguidores. Na verdade, a hashtag ajuda muito quando se trata de engajamento nas mídias sociais.
Assim sendo, comece criando uma hashtag simples e fácil de reconhecer e entender. Certifique-se de que ela esteja relacionada à sua campanha e à sua marca geral, em vez de usar uma frase genérica como #FelizNatal ou #MerryChristmas que se perderá no fluxo contínuo de conteúdos de Natal.
Inclua a hashtag escolhida em todas as publicações nas mídias sociais. A consistência é crucial se você deseja que sua hashtag pegue força no ambiente digital.
E não se esqueça de acompanhar as menções sociais em que as pessoas estão apresentando sua hashtag. Responda a qualquer pergunta em tempo real e use esses tópicos sociais para cultivar relacionamentos com os clientes.
Crie conteúdo interativo temático
Você sabia que o conteúdo interativo gera o dobro da quantidade de conversões que o conteúdo passivo? Ele incentiva o seu público a se envolver e a fazê-lo ativamente com a sua marca de uma maneira memorável – perfeita para capturar a atenção e criar laços.
Ao envolver os clientes em sua história de marca, você cria uma experiência compartilhada que promove a lealdade e a retenção.
Além disso, o conteúdo interativo é uma ótima maneira de capturar dados relevantes dos visitantes, que podem ser usados para personalizar futuras campanhas de marketing – um ganho para todos!
Existem muitas maneiras de ser criativo com conteúdo interativo, principalmente nas mídias sociais. Aqui estão apenas algumas ideias a serem consideradas:
- Crie um teste divertido e festivo que faça com que os usuários compartilhem seus resultados nas mídias sociais. Essa não é apenas uma maneira alegre de se conectar com seus clientes, mas você pode usar as respostas para entender os interesses de seus compradores. Você também pode incluir um questionário para ajudar os compradores a determinar qual tipo de presente seria melhor para as pessoas que eles têm na lista de Natal.
- Use o recurso de pesquisa em seus canais sociais para descobrir mais sobre seus clientes. Concentre as perguntas em seus produtos sazonais, usando tags de produtos para gerar maior tráfego para sua loja.
- Destaque um vídeo interativo na sua landing page de Natal.
- Utilize ferramentas interativas para captação de leads, como a roleta da privy, onde o cliente troca seu e-mail por uma tentativa de cupom.
- Outra forma de conteúdo interativo é a aplicação da gamificação em sua loja. Você pode usar e abusar da criatividade, criando caça ao tesouro (caça ao presente) com a temática de Papai Noel fazendo com que os usuários interajam.
Dica: verifique se o conteúdo que você está criando está alinhado com seu público-alvo e com sua marca.
Não arrisque confundir seus clientes com testes que possam aparentemente parecer aleatórios para eles!
Engaje seus clientes VIP com uma venda “secreta” do Papai Noel
Mostre a seus clientes mais valiosos o quanto você os aprecia com uma venda exclusiva de Natal apenas para eles.
Uma venda “secreta” gerará um burburinho entre os clientes VIP, o que se traduzirá em emoção nas mídias sociais e maior tráfego na sua loja.
Além disso, uma venda somente para os clientes VIP também é uma ótima maneira de fazer com que seus melhores clientes se sintam especiais, além de nutrir a lealdade à sua marca, que é uma parte essencial da retenção de clientes.
Consumidores fiéis retornarão à sua loja repetidamente, resultando em maior valor da vida útil do cliente. Além disso, é provável que eles espalhem a notícia sobre a excelente experiência que tiveram e contribuam com provas sociais na forma de comentários e mensagens de mídia social.
Dados de pesquisa demonstram que um aumento de apenas 5% na retenção de clientes pode aumentar os lucros de 25 a 95%.
Ofereça um presente gratuito surpresa (brinde) com a compra
Entre no espírito natalino de oferecer e dê um presente gratuito na compra. Essa é uma maneira simples, porém eficaz, de impulsionar as vendas, criando uma experiência de compra atraente para seus clientes. O presente pode ser algo de baixo valor agregado. Lembre-se sempre de manter a sua margem.
Uma oferta gratuita acrescenta valor percebido a uma transação, incentivando os usuários a seguirem suas compras até o checkout. Ela também adiciona um elemento de surpresa e prazer ao processo – o que é perfeito para o desenvolvimento de conexões emocionais entre você e seus clientes.
Além disso, um presente gratuito incentiva os compradores a voltarem à sua loja e a compartilharem sua experiência positiva com outros compradores através da prova social.
Dica: seja um par de meias ou um chaveiro, escolha o produto certo para dar de presente nas compras. Pense nos tipos de produtos que agradariam ao seu público-alvo, sempre tendo em mente as necessidades financeiras do seu negócio.
Lembre-se, porém, que os clientes não são apenas para o Natal, eles são para toda a vida. Suas campanhas de marketing de Natal devem adotar uma abordagem omnichannel, envolvendo novos clientes e alimentando relacionamentos contínuos que durarão muito tempo após o término da temporada festiva.
E não se esqueça de que se você precisar de ajuda para implementar suas campanhas de Natal em seu e-commerce, entre em contato com a gente! A Super Métrica tem uma equipe especializada para te auxiliar!