Como aumentar a taxa de conversão do seu site: 2 dicas

É certo que todos os proprietários de lojas virtuais volta e meia se perguntam sobre como aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce, que pode ser considerada a “pergunta de um milhão de dólares”.

Em primeiro lugar, gostaríamos de salientar que o aumento da taxa de conversão não é uma receita de bolo, ela depende de estratégias personalizadas para cada caso concreto, que deve ser analisado sob diversos aspectos para melhoras efetivas na taxa de conversão.

Isso porque cada loja virtual possui suas particularidades em relação ao segmento, aos produtos comercializados, aos preços praticados, aos clientes que atende, ao público que pretende alcançar.

Porém, não vamos te deixar mão! É possível sim fornecer algumas diretrizes gerais para auxiliar você em como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce. Quar saber mais sobre isso? Então continue a leitura conosco!

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é um dos principais Key Performance Indicator de um e-commerce, que são mais conhecidos como KPI que, em bom português, significa indicador-chave de desemprenho.

Para obtê-la, é preciso realizar uma média do percentual de vendas efetivadas em relação aos acessos que a loja teve em determinado período. Por exemplo: se sua loja teve um total de 3.578 acessos em um mês e realizou 57 vendas no mesmo período, a taxa de conversão é de 1,59%.

Como saber se a taxa do seu e-commerce está alta?

Como mencionamos, cada loja tem suas especificidades, por isso, uma taxa única de conversão não funciona para todos. Para e-commerces, a taxa média de conversão, em nível mundial, é de 2,86%, entretanto, dependendo do ticket médio praticado, essa porcentagem pode ir de péssima (ticket médio baixo) à excelente (ticket médio alto).

Por isso, para saber se a taxa de conversão da sua loja virtual está boa, o mais recomendável é que seja feito benchmarking com outras empesas do mesmo setor.

De acordo com o Dicionário Oxford, podemos definir o benchmarking como “processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos.”

Assim, você conseguirá verificar se sua taxa de conversão está na média do setor ou se está acima ou abaixo dela.

E lembre-se: quanto mais alta a taxa de conversão, melhor para o negócio, já que de nada adianta sua loja virtual ter inúmeros acessos e poucas vendas.

Quando um e-commerce possui alto tráfego e poucas conversões, pode significar que algo está errado: os visitantes chegam até sua loja, porém saem sem comprar nada.

Então o que fazer?

2 dicas de como aumentar a taxa de conversão do seu site

Dica 1: mantenha sua loja atualizada e atrativa

Mais do que manter o estoque sempre em dia e trazer novidades para seus clientes, manter sua loja atualizada também significa investir no layout e no design dela.

A experiência do usuário conta cada vez mais para a finalização de uma compra online e todo mundo quer comprar em uma loja intuitiva, sem complicações, com poucos passos do primeiro ao último clique.

Além disso, uma loja bem-feita, que leva em conta uma boa arquitetura de categorias, possui design amigável para dispositivos móveis, é visualmente atrativa, carrega rapidamente, possui CTAs eficientes, além de outros fatores, gera autoridade para a marca e confiança nos clientes, consequentemente aumentando a taxa de conversão.

Pense como cliente: você compraria em seu próprio e-commerce? Se você não respondeu imediatamente que sim, significa que precisa melhorar, entre outras coisas, a apresentação dele.

Dica 2: ofereça variadas formas de pagamento

Atualmente, existem inúmeras maneiras de realizar o pagamento de uma compra online: cartão de crédito, cartão de débito, dois cartões diferentes, boleto, PIX. Você possui todas essas modalidades em seu e-commerce? Se não, inclua o mais rapidamente possível. Assim, seu cliente pode optar pela forma que melhor se encaixa às suas necessidades.

Além disso, é essencial observar qual forma de pagamento possui melhor taxa de conversão individualmente: se o PIX tem convertido mais, é possível oferecer desconto para pagamentos por esse meio. Não precisa ser um desconto alto, apenas um indicativo de que pagar com PIX oferece vantagens – e não há nada que clientes mais gostam do que ter benefícios.

Agora, se a maioria dos seus clientes paga com cartão de crédito, que tal também ofertar algo para quem usar essa forma de pagamento? Você pode oferecer parcelamento sem juros, por exemplo, ou aumentar o número de vezes que a compra pode ser dividida no cartão.

Dica Bônus: invista em uma consultoria especializada para e-commerces

Ter uma visão profissional de fora pode abrir os horizontes do seu negócio. Você está investindo corretamente em tráfego pago? Está trabalhando da melhor forma o engajamento orgânico? Possui instaladas todas as ferramentas para trazer dados e informações sobre seu e-commerce? O design está atualizado?

Essas e muitas outras perguntas podem ser respondidas através de uma análise profissional detalhada de sua loja virtual. Assim, é possível definir e colocar em prática estratégias otimizadas e assertivas para aumentar sua taxa de conversão.

E a Super Métrica é especializada em estratégias para e-commerces. Entre em contato agora mesmo e vamos conversar sobre como aumentar a taxa de conversão do seu site! Clique aqui!

Postado em: 21 de fevereiro de 2022

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