Como aumentar vendas com as liquidações de janeiro?

Passado o período de festas, todas as lojas enfrentam o mesmo problema: baixas no volume de pedidos e nos acessos à plataforma e diminuição nas taxas de conversão. Isso se deve a alguns motivos, como ao fato de que os consumidores ainda estão com pendências do Natal, há alta carga de impostos em janeiro, além do planejamento financeiro do início de ano. Diferentemente de datas sazonais, que são excelentes para a comercialização de produtos, o mês de janeiro acaba sendo um mês mais fraco. Então, como aumentar vendas?

Existem diversas maneiras de “driblar” a baixa nas vendas, melhorar as taxas de conversão e fechar os meses de janeiro e fevereiro com bons resultados. Para isso, seu e-commerce precisa de um plano de ação inteligente, com boa oferta de produto, campanhas otimizadas e resultados metrificados em tempo real.

Quer saber como aumentar vendas em sua loja virtual nesse período? A Super Métrica separou algumas dicas para seu e-commerce começar o ano com o pé direito! Continue a leitura.

Definição dos objetivos para aumentar vendas

Ter um bom objetivo traçado é um dos principais pontos para o sucesso de qualquer ação em seu e-commerce. Aumento de receita, aquisição de novos clientes, movimentação de estoque parado, lançamentos de novos produtos, branding de marca. Todos esses objetivos giram em torno de um planejamento com fornecedores, estoque, precificação etc. Todos esses pontos precisam estar bem alinhados em sua liquidação de janeiro.

Lembre-se: o planejamento é um processo essencial em diversos momentos do seu negócio. Desde a construção da marca, no desenvolvimento da loja e na consolidação da empresa. Assim, sempre que for fazer alguma nova ação é importante ter atenção e cuidado com o planejamento.

Escolha bem os produtos a serem liquidados

A escolha dos produtos que entrarão em promoção também é essencial. Afinal, são eles que despertam o interesse das pessoas e as levam a comprar em sua loja. Nesse período e com esse tipo de campanha, há uma boa oportunidade de dar giro aos produtos que estão parados em estoque e/ou que saíram de linha.

Com isso, você não apenas consegue aumentar o faturamento da loja, como abre espaço para acomodar novos itens que serão comercializados ao longo do ano. Uma alternativa para os períodos de promoção é trabalhar com kits de produtos, oferecendo vantagens para quem adquirir mais de um item. Nesse caso, o principal é garantir que os produtos tenham relação uns com os outros.

Organize a vitrine da sua loja

Esteja preparado para receber em seu e-commerce o tráfego da campanha. A vitrine é o cartão de visitas da sua loja e tem impacto fundamental para aumentar vendas. Portanto, “envelopar” o e-commerce durante as datas comemorativas e promocionais deixam a loja mais atrativa e convidativa para as conversões. Alterar banners com destaque para ofertas, incluir linhas de produtos personalizadas, criar flags promocionais indicando o desconto de cada produto são fatores que ajudam na otimização da taxa de conversão.

Invista em mídia paga

Por melhor que seja o seu produto, ele não se vende sozinho. E um dos meios mais eficientes para atrair público para o seu e-commerce é a mídia paga. Ela é considerada uma das formas mais rápidas de direcionar tráfego para sua loja e aumentar vendas.

Com isso em mente, invista boa parte do seu planejamento em estratégias de compra de mídia. Com campanhas de recompra, remarketing, branding, público semelhante, tráfego, conversão, tudo isso alinhado ao seu público-alvo e com um bom planejamento data-driven customer relationship, as suas campanhas tendem a performar muito bem.

Dica: não se esqueça de investir em bons criativos, de acordo com o perfil e comportamento de seu público.

Integre CRO nas suas campanhas de compra de mídia

A otimização da conversão ou otimização da taxa de conversão (CRO) é a ciência e a arte de obter mais ações de geração de receita a partir do mesmo número de visitantes. Isso é feito através do trabalho planejado de alterar páginas e sites para torná-los mais eficientes. O CRO é um processo contínuo de aprimoramento.

A integração entre o CRO e as campanhas de mídia paga pode ajudar sua empresa a obter ainda mais resultados e aumentar vendas, pois não basta trazer os usuários para seu site sem convencê-los a converter. Você pode fazer essa otimização dos anúncios através das Keywords utilizadas, do copywriting, do tipo de dispositivo, da taxa de conversão e do ROI das campanhas.

Otimize a jornada do seu usuário através do design

Análises de mapas de calor, mapas de rolagem, gravações de tela, entre outros, podem ser muito úteis para otimizar a jornada do usuário através de leves alterações no design do seu site.

Com essas análises e ferramentas você encontra erros simples de usabilidade e consegue otimizar as conversões no seu site sem precisar realizar uma reformulação completa dele. Este tipo de análise e plano de ação é essencial para aumentar as vendas não só em janeiro, mas em qualquer período do ano.

Data-driven liquidation

A liquidação dos produtos do seu estoque também pode ser feita através de um processo de coleta e análise de dados. Você pode utilizar ferramentas de pesquisa de intenção e formulários para entender o que seus usuários buscam e o que comprariam se estivesse em liquidação e, assim, desenvolver uma campanha personalizada para o seu cliente.

Somente tenha cautela com esta estratégia, pois os usuários podem querer somente que os melhores produtos de curva ‘A’ sejam liquidados.

Crie campanhas de e-mails específicas para a ação

O e-mail marketing é ainda um dos melhores canais de vendas, sendo responsável, em algumas datas comemorativas, por mais de 20% de todas as vendas no comércio eletrônico. Portanto fica claro que este é um canal que você simplesmente não pode ignorar quando se trata de sua estratégia de liquidação. É uma maneira testada e comprovada de se envolver com os clientes existentes e de alcançar novos.

Ofereça um atendimento ‘UAU’

Diferencie-se no atendimento ao cliente fazendo algo inovador e que os faça falar ‘UAU’. Isso pode ser algo que esteja acima e além do que é esperado como atendimento e, consequentemente, vai aumentar vendas.

Defina prazo para o fim das promoções

Toda promoção precisa acontecer dentro de um prazo. Campanhas que estendem muito seu período de duração correm o risco de diminuir a sensação de exclusividade de preço, o que pode levar o cliente a se sentir enganado.

Determine um limite e resista à tentação de descumpri-lo.

Após tudo isso colocado em prática, meça e analise seus resultados. Para todas essas estratégias acima e quaisquer outras que você tenha em mente, conte com a Super Métrica para o planejamento e a execução, somos especialistas em estratégias para e-commerce. Clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Vamos em frente!

Postado em: 13 de janeiro de 2022

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