Como criar uma boa arquitetura de categorias para seu e-commerce

Se você pensa em trabalhar com lojas virtuais, saiba que não basta apenas colocar seus produtos disponíveis para as vendas online. É necessário criar uma boa arquitetura de categorias em seu e-commerce para guiar os clientes de forma intuitiva e fácil.

É sabido que as compras online são, na grande maioria das vezes, compras por impulso, por isso, ativar os gatilhos corretos para que seus consumidores possam finalizar as compras rapidamente é essencial para garantir mais vendas.

E é aí que entra a arquitetura da informação aplicada às categorias do seu e-commerce. Se você souber como usá-la, vai conseguir deixar a navegação em sua loja mais simples, facilitando o processo de compra e tornando a experiência do usuário positiva.

Como criar uma boa arquitetura de categorias de produtos

As categorias de um e-commerce são responsáveis por deixar a navegação mais descomplicada, por isso, é imprescindível que seja montada uma boa arquitetura de categorias. Assim seu cliente será capaz de encontrar exatamente o que procura sem fazer esforço.

Em primeiro lugar, entenda quem é o seu público-alvo e como ele se comporta, em seguida analise como são as estruturas de seus concorrentes e, por fim, planeje como será a apresentação do seu e-commerce.

Dito isso, é preciso definir quais serão as categorias principais de sua loja virtual. Não utilize um grande número de categorias, pois logo ao entrar em sua loja, o cliente precisa ver todas as opções que existem e encontrar o que procura.

Se a categoria que ele espera encontrar não “saltar aos seus olhos”, ele irá, imediatamente, para a loja do seu concorrente por acreditar que sua loja não tem o que ele busca. Lembre-se que basta somente um clique para que ele saia do seu e-commerce e apenas mais um toque para acessar outro.

Definindo as categorias

Vamos a um exemplo prático: você vai montar um e-commerce e vai vender roupas femininas pela internet.

Assim sendo, suas categorias principais devem trazer os tipos de roupas que serão comercializados, como Blusas, Saias, Calças, Shorts, Vestidos, Casacos etc. que é uma das maneiras mais simples, intuitivas e fáceis de os clientes encontrarem o que estão buscando.

Definidas as categorias principais, você deve criar subcategorias para guiar mais assertivamente os consumidores e deixar seus produtos bem organizados.

Se você estiver se perguntando “mas se eu já categorizei os produtos, é realmente necessário subcategorizá-los?”

A resposta é: sim, mas sem exageros! Veremos abaixo a importância das subcategorias para um e-commerce.

Subcategorias: facilite e organize a navegação

Vamos manter nosso exemplo de uma loja virtual de roupas femininas, mas agora, ao invés de vender, você quer comprar, como cliente, uma blusa feminina regata para presentear uma pessoa querida.

Você acessa uma loja virtual, entra na categoria principal de Blusas e se depara com centenas delas: camisas, camisetas, regatas, manga curta, manga longa, alcinha, ombro a ombro, sem alças – e todas estão inseridas em uma única categoria, sem estarem dispostas em subcategorias.

Imagine o tempo e o esforço que você gastará para encontrar apenas as blusas regatas – que são seu objetivo.

Isso também acaba por desestimular os clientes que, devido à grande concorrência existente atualmente, preferem sair da loja e buscar outra opção que seja mais organizada e fácil de navegar (lembre-se mais uma vez: são apenas dois cliques para acessar outra opção).

Assim sendo, se você quer deixar a vida do cliente – e a sua – mais simplificada, crie subcategorias e ordene seus produtos.

Ainda falando de uma hipotética loja de roupas, inclua como subcategorias os modelos referentes aos tipos de vestimentas que você comercializa.

Já citamos acima como separar as blusas, então daremos mais um exemplo. Em relação às saias, você pode subcategorizá-las em Minissaias, Saias Mídi, Saias Longas e assim por diante.

Mas cuidado! Uma árvore com categorias principais e subcategorias, na maior parte das vezes, já é suficiente. Fazer seu cliente dar mais de três cliques (página inicial – categoria principal – subcategoria) é extremamente arriscado.

Além de levar mais tempo para ele chegar aonde pretende, torna o processo mais difícil – afinal, o que importa realmente é o cliente finalizar a compra, certo?

Então, quanto mais rápido ele conseguir terminar sua jornada, menores são as chances de desistência no meio do caminho.

Se você precisa de orientação profissional a respeito de como montar uma boa arquitetura de categorias para seu e-commerce, entre em contato com a Super Métrica! Nós somos especialistas em estratégias para lojas virtuais!

Postado em: 11 de dezembro de 2021

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