Compras pela internet: 10 coisas que irritam os clientes para não fazer em sua loja virtual

Na internet, onde a conveniência se encontra com a diversidade de escolhas, os consumidores buscam não apenas produtos, mas também experiências gratificantes. No entanto, nas compras pela internet, assim como há boas práticas que encantam os clientes, existem algumas armadilhas que podem leva-los à irritação, afastando-os.

Hoje, vamos falar sobre dez coisas que irritam os clientes nas compras online, além de dar dicas para proprietários de lojas virtuais que querem aprimorar a jornada de compra online.

Venha com a gente!

Compras pela internet: 10 coisas que irritam os clientes

Ao evitar erros comuns nas compras pela internet, proprietários de lojas virtuais constroem uma experiência de compra online mais agradável para seus clientes.

Assim, as chances de aumentar o ticket médio ou tornar um cliente recorrente aumentam. Confira a lista que separamos:

Checkout complexo:

Evite processos de checkout longos e complicados.

Facilite a conclusão da compra com um processo simples e intuitivo, preferencialmente utilizando o método “one page checkout”.

Dessa maneira, todo o cadastro do cliente e finalização da compra acontece em uma única página.

Falta de informações detalhadas:

Garanta que cada produto tenha uma descrição clara, com informações sobre tamanhos, cores e características, reduzindo as dúvidas e aumentando a confiança do cliente.

Nada mais frustrante do que buscar informações essenciais ao realizar compras pela internet e não as encontrar.

Site não responsivo:

Certifique-se de que todas as páginas da sua loja virtual sejam otimizadas para dispositivos móveis.

A experiência do usuário deve ser consistente durante toda a navegação, independentemente do tamanho da tela.

Se há algo com potencial de irritar os clientes é ter que dar zoom para ler informações essenciais para um processo de compra satisfatório.

Falta de suporte ao cliente:

Disponibilize canais de suporte eficazes. Responda prontamente a dúvidas e preocupações, mostrando que você valoriza seus clientes.

Utilize chatbots para sanar dúvidas simples a qualquer hora do dia, mas não abra mão do toque humano.

Afinal, você como cliente, prefere conversar com uma máquina ou com uma pessoa real?

Políticas de troca e devolução confusas:

Seja transparente quanto às suas políticas de troca e devolução. Os clientes valorizam lojas que oferecem garantias claras e justas.

Lembre-se que trocar ou devolver um produto que não serviu ou não agradou não deve ser um processo desgastante para os clientes.

Quanto mais dificuldades eles tiverem, menores as chances de comprarem novamente em sua loja virtual.

Fotos sem qualidade:

Utilize imagens de alta qualidade. Fotos inadequadas podem levar a expectativas não atendidas quando o produto é recebido.

Temos um artigo completo com dicas para imagens profissionais. Clique aqui e confira na íntegra!

Comunicação excessiva:

Evite bombardear os clientes com e-mails.

Mantenha uma comunicação relevante e segmentada para não irritar e utilize estrategicamente fluxos de e-mail marketing para construir uma relação duradoura.

Falta de segurança:

Garanta que sua loja virtual tenha medidas robustas de segurança. A falta de confiança nas transações afasta os clientes.

Além disso, certifique-se de que você está cumprindo todos os requisitos da LGPD.

Ignorar feedbacks:

Ignorar comentários e críticas pode criar uma imagem negativa da sua marca.

Certifique-se de responder tanto aos reviews positivos como às reclamações dos clientes, buscando soluções genuínas para os problemas.

Veja aqui um artigo sobre como as avaliações dos clientes impactam as decisões de compra de outras pessoas: clique aqui.

Frete alto ou oculto:

Evite surpresas desagradáveis com custos de frete, incluindo a opção de simulação já na página de produto.

Ofereça opções de entrega claras e variadas e, se possível, tenha benefícios como frete grátis para determinadas condições.

E aí? Sua loja faz algo que irrita os clientes ao realizarem compras pela internet?

Se sim, dá tempo de mudar e melhorar a experiência dos seus consumidores.

Para isso, conte com a gente!

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Postado em: 23 de novembro de 2023

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