Com cada vez mais concorrentes no mundo virtual, um copywriting bem feito pode fazer toda a diferença para um cliente optar por determinada loja virtual na hora de comprar.
Por isso, é preciso investir em conteúdos de qualidade, afinal, quanto mais bem os seus produtos e seu e-commerce forem apresentados, melhor.
Para te ajudar a navegar com mais facilidade pelo mundo das compras online, a Super Métrica preparou este artigo.
Continue a leitura com a gente e descubra como fazer copies atrativas. Separamos 3 dicas para fazer as pessoas acreditarem no que você escreve!
O que é copywriting?
O universo do copywriting é vasto e há muito o que explorar.
Resumidamente, em se tratando de marketing digital, o copywriting pode ser definido como a habilidade para elaborar textos capazes de orientar determinado público-alvo a realizar uma ação.
Essa ação pode ser um cadastro, uma compra, um clique, um download, um pedido de contato, entre várias outras, a depender de cada caso.
As copies podem ser utilizadas em diversas situações, como artigos de blog, conteúdos para mídias sociais, descrição de produtos, textos institucionais, conteúdos de peças publicitárias, campanhas de tráfego pago, e-mails, newsletters, SEO etc.
Um texto atrativo, crível, dinâmico, de fácil assimilação é uma poderosa ferramenta para guiar seus consumidores a tomarem a decisão que você espera.
Especificamente em se tratando de uma loja virtual, o copywriting é um item indispensável para que seu cliente realize a ação de comprar o que você vende.
Mas como fazer copies imbatíveis? No tópico abaixo vamos trazer dicas preciosas para você.
Dicas para criar copies e fazer as pessoas acreditarem no que você escreve
Não é uma tarefa simples elaborar textos que façam seu público se conectar com seu negócio. Assim sendo, dicas são sempre bem-vindas, não é mesmo? Confira as que separamos para você!
- Conheça quem são as personas e o tom de voz da sua loja virtual
Não adianta escrever ótimos textos se eles não têm nada a ver com as personas que você quer atingir. O processo de escrita deve começar muito antes da primeira palavra digitada.
Isso significa que você precisa conhecer a fundo quem são as personas do seu negócio, então crie personas fictícias que são espelhos de seus consumidores reais.
Assim, fica mais fácil entender o que seu consumidor busca. Definir um rosto, nome, idade, escolaridade, canais digitais que utiliza, perfil, dores, desafios e necessidades é essencial.
Após isso, você conseguirá determinar como suas soluções podem sanar a dor deste cliente.
Aí você precisa determinar o tom de voz do seu negócio.
Por exemplo, se seu público é mais jovem, você pode usar textos mais informais, utilizar bom humor, gírias, referências à cultura pop, entre outros. Já se seu público é mais sério, o tom de voz também precisa ser.
Sem conhecer o seu público e sem definir qual será o tom de comunicação da sua marca, você “atira para todos os lados” e o pior, não atinge seu alvo.
- Utilize parágrafos curtos e linguagem acessível
Na internet, as pessoas não leem os conteúdos completos, elas escaneiam as páginas. Isso significa que se seu cliente bater o olho em conteúdos muito densos, com difícil legibilidade, ele não vai se interessar.
A utilização de parágrafos curtos e de linguagem acessível traz o público para perto de você e gera proximidade, e isso é indispensável para que esse público realize a ação esperada, que é comprar na sua loja.
E não custa nada facilitar esse processo, não acha?
- Gatilhos são essenciais
Como sabemos, compras pela internet são compras por impulso, em sua grande maioria. E esse impulso tem uma duração bastante curta. Ele é baseado em emoção, não em razão. Então você precisa auxiliar a “emoção”, e isso é feito através de gatilhos.
Contar histórias com as quais seu público se identifica, criar sensações de urgência, escassez, necessidade são excelentes saídas para explorar gatilhos emocionais.
Por exemplo, se você tem um produto novo que pode despertar o interesse do seu consumidor, você pode utilizar em seus textos gatilhos como “último lançamento do mercado”, “não fique para trás, compre agora”, “poucas unidades disponíveis”, “sua vida será outra após adquirir esse produto”.
Como a Super Métrica pode ajudar?
Especialistas em geração de resultados para e-commerces, a Super Métrica conta com uma equipe especializada em copywriting, para criar os melhores textos para sua loja.
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