Sabe por que o copywriting no marketing digital é tão importante? Você, como consumidor, confiaria em uma marca que não sabe trabalhar bem os textos de seu site institucional, de sua loja virtual, de seus serviços ou produtos?
Vamos imaginar uma situação hipotética: você quer comprar um telefone celular iPhone novo e decide pesquisar online os preços. Encontra duas lojas que você conhece e sabe que são sérias.
Então se depara com anúncio da primeira loja dizendo: “O que você busca em um iPhone? Aqui em nossa loja você vai encontrar o modelo certo para te acompanhar em seu dia a dia, sem deixar você na mão quando mais precisar! As melhores câmeras, baterias mais duráveis, grande capacidade de armazenamento e você ainda pode parcelar em até 10x sem juros”.
Já o segundo anúncio diz: “Ifone original ultimo modelo com os melhores preços, você podi parcelar em 12x e não cobramos frete. Compre na nossa loja os melhores celulares do mercado e do mundo. Somos uma empresa confiavel”.
Em qual loja você compraria seu iPhone?
Mesmo que a primeira loja venha a ter preços mais elevados do que a segunda, seu texto de anúncio é muito mais atrativo e transmite credibilidade.
Como empreendedor, você precisa ter em mente que para atrair clientes é essencial que a parte textual do negócio seja bem realizada, com textos explicativos, coesos, livres de erros gramaticais e ortográficos e que sejam humanizados, falem das dores dos potenciais consumidores e, acima de tudo, tenham clara a solução para essa dor.
E é esse o papel do copywriting.
Foi-se o tempo em que uma mera propaganda com cores bonitas e um slogan de efeito era suficiente para que os consumidores comprassem um produto, uma ideia, um conceito, um serviço.
Com a constante evolução da tecnologia e das mídias digitais, criou-se também uma grande concorrência. E, para se destacar no mercado, é preciso explorar bem diversos aspectos, sendo o copywriting um deles.
O que é copywriting e para que ele serve?
Em poucas palavras, no âmbito do marketing digital, copywriting é a arte de escrever textos que sejam capazes de orientar potenciais clientes, ou seja, o público-alvo de um negócio, a tomar determinada decisão.
Seja por meio de postagens em redes sociais ou em blogs, textos em páginas institucionais, conteúdos publicitários, textos de produtos para e-commerce, e-mail marketing, entre tantas outras formas de comunicar, um texto bem-feito é capaz de guiar a audiência para uma compra, uma contratação, uma indicação, uma parceria.
Isso significa que o texto deve se conectar com as pessoas para as quais ele está sendo escrito e, mais do que isso, deve fazer sentido para elas. É aí que entra a figura do copywriter.
Copywriter é a pessoa por trás da produção destes textos, que é capaz de transmitir pelas palavras os conceitos, os valores, os diferenciais e as soluções oferecidas por determinada empresa aos seus clientes.
Como fazer um bom copywriting?
Não existe uma fórmula mágica para fazer um bom copy. O que existe é muita pesquisa, estudos sobre o público a ser atingido e muito trabalho. A confiança em uma marca não surge da noite para o dia e necessita de esforço, de tentativas e, principalmente, de paciência.
Textos corretos, coesos e coerentes
Em primeiro lugar, o copywriter deve estar sempre atualizado com as regras gramaticais e a ortografia, pois um texto com erros de português afasta os clientes, já que não transmite nenhuma confiança ou credibilidade.
Além disso, é preciso que haja coesão e coerência no texto. Independentemente do tamanho dele – seja um slogan de poucas palavras, seja um artigo completo – é essencial que seja coeso e coerente.
Isso significa que o material precisa fazer sentido para quem está lendo. Precisa ter começo, meio e fim e deve haver uma ligação entre cada uma de suas partes.
Mas como conseguir isso?
Redatores experientes e alinhamento da linguagem
É preciso que o copywriting seja realizado por um redator experiente e que faça questão de estar atualizado com as tendências, as novidades e as boas práticas relacionadas tanto ao marketing quanto à escrita.
Porém, não adianta ter um texto lindo e maravilhoso se ele não reflete realmente o que sua empresa oferece. O texto e os serviços e/ou produtos devem estar alinhados e precisam falar o mesmo idioma.
E não é só isso. É preciso também que o copy fale a língua do seu público-alvo. Se o foco do seu negócio são os jovens, uma linguagem mais moderna, até mesmo com gírias e memes cai muito bem.
Se você está falando com pessoas mais tradicionais e conservadoras, um texto sério será mais bem recebido. E se você tem um público amplo, é preciso dosar com cuidado a seriedade e a contemporaneidade.
Quantidade de informações
Outro ponto importante é dosar a quantidade de informações. O mundo digital não é como as mídias impressas, por exemplo, em que textos longos, recheados com muitas informações são necessários, visto que o consumidor compra um exemplar contando que ali terá todas as informações que precisa.
As mídias digitais são dinâmicas e as informações podem (e até mesmo devem) ser dadas em pequenas, mas eficientes, doses. Principalmente quando estamos falando do topo do funil em que são disseminadas informações mais generalizadas.
Mostre as vantagens do seu produto
Não adianta de nada você descrever com detalhes os conceitos técnicos e as informações referentes ao seu serviço ou produto se o cliente não conseguir enxergar quais benefícios e vantagens ele terá quando adquiri-lo.
Por isso mescle informações relevantes com o que de melhor sua empresa pode oferecer ao cliente. Ou seja, ative os gatilhos mentais que são capazes de tornar sue produto ou serviço mais atrativo e facilitar o processo de tomada de decisão, tornando-o mais eficiente e rápido.
Contrate uma empresa especializada
Deixar seu copywriting nas mãos de especialistas é uma das maneiras mais acertadas para obter bons resultados através dos seus textos. Lembre-se de que se trata de um investimento e não de um gasto e que isso vai trazer resultados positivos para o seu negócio.
Com uma equipe completa formada por profissionais especializados em copywriting, a Super Métrica pode ajudar – e muito – o seu negócio a crescer. Entre em contato com a gente!