Core Web Vitals: o que é e como afeta o SEO do seu site?

Você sabia que o Google considera um conjunto de métricas chamado Core Web Vitals para avaliar a experiência de um usuário em um site?

Em outras palavras, se seu site não está otimizado para este conjunto de métricas, ele pode estar perdendo posições no ranking dos mecanismos de busca.

E isso não é um bom sinal, afinal, de acordo com levantamento da Orbelo, o Google processa mais de 8,5 bilhões de pesquisas por dia e detém 91,9% da participação no mercado.

Continue a leitura conosco que a gente vai explicar o que é Core Web Vitals e como os seus indicadores impactam no SEO do seu site.

Além disso, mostramos como melhorar suas métricas para proporcionar uma experiência mais satisfatória aos seus usuários e, consequentemente, melhorar sua posição nos resultados de busca.

O que é Core Web Vitals e qual sua importância para o SEO de um site?

Core Web Vitals é um conjunto de métricas de desempenho e usabilidade que o Google considera como indicador de uma experiência de qualidade para o usuário de um site. Este conjunto engloba 3 métricas:

  1. Largest Contentful Paint (LCP): mede o tempo que leva para o conteúdo principal da página ser carregado.
  2. First Input Delay (FID): mede o tempo de resposta interativo, ou seja, o tempo que leva entre o usuário interagir com a página (clicar, tocar, digitar) e o site responder a essa interação.
  3. Cumulative Layout Shift (CLS): mede a estabilidade visual da página, ou seja, o quanto os elementos da página mudam de posição durante o seu carregamento.

Elas são de extrema relevância, pois, cada vez mais, o Google está priorizando a experiência do usuário como um fator de classificação nos resultados de busca.

Sites que entregam uma boa experiência ao usuário, incluindo tempos de carregamento rápidos e interações suaves, têm mais probabilidade de aparecer nos primeiros resultados.

Portanto, se você quer melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, é essencial monitorar e otimizar as Core Web Vitals. Mas como fazer isso? Veja no próximo tópico.

Como medir e avaliar?

Existem diversas ferramentas que permitem medir e avaliar Core Web Vitals em um site. Separamos algumas opções:

Google Search Console: fornece relatórios de desempenho de Core Web Vitals. Para acessar, faça login no Search Console, selecione o site e vá até a seção “Melhoria de desempenho” > “Core Web Vitals”.

Google PageSpeed Insights: avalia o desempenho do site em relação a Core Web Vitals e outras métricas, como velocidade de carregamento da página. Basta inserir a URL do site na página inicial e aguardar que a ferramenta faça a análise.

Web Vitals Extension: é uma extensão gratuita do Google Chrome que mede Core Web Vitals enquanto você navega no site. Ela fornece informações detalhadas sobre as métricas, permitindo que você visualize o desempenho do site em tempo real.

Lighthouse: é uma ferramenta de auditoria de desempenho do Google que analisa diversos aspectos de um site, incluindo Core Web Vitals. Para usar, basta acessar a ferramenta no Google Chrome DevTools e executar uma auditoria do site.

Como melhorar suas métricas e otimizar a experiência do usuário?

Separamos algumas dicas simples e práticas para você melhorar as métricas do seu site e a experiência dos seus usuários. Veja a seguir:

Otimize imagens e vídeos: reduza o tamanho das imagens e vídeos para diminuir o tempo de carregamento da página. Utilize formatos de arquivo mais leves, como JPEG para imagens e MP4 para vídeos. Além disso, faça a compressão das imagens em uma ferramenta que não as faça perder a qualidade, como o TinyPNG.

Minimize uso de scripts e plugins: eles podem desacelerar o carregamento da página, então utilize apenas quando realmente necessário e opte por opções mais leves.

Use técnicas de compressão de dados: reduza o tamanho de arquivos e acelere o tempo de carregamento da página com técnicas de compressão de dados, como gzip.

Utilize uma hospedagem rápida: certifique-se de que seu servidor de hospedagem é rápido, confiável e, se possível, dedicado, para garantir que seu site seja mais eficiente.

Faça uso de caches: utilize caches de navegador para ajudar a reduzir o tempo de carregamento da página. Isso pode incluir o uso de um cache HTTP, cache do navegador ou um Content Delivery Network (CDN).

Evite redirecionamentos desnecessários: eles podem comprometer o tempo de carregamento da página, por isso, devem ser utilizados com cautela.

Ajuste a renderização das páginas: isso vai garantir que o conteúdo principal seja carregado rapidamente e os elementos de layout sejam exibidos de maneira estável.

Ao implementar essas sugestões, você vai melhorar as métricas Core Web Vitals do seu site e fornecer uma experiência mais positiva aos usuários.

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Postado em: 13 de abril de 2023

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