Datas comemorativas: como usá-las para seu e-commerce converter mais

Utilizar as datas comemorativas a favor de seu e-commerce é uma excelente maneira de garantir mais conversões. Os dois últimos anos foram difíceis e todas as pessoas precisaram se reinventar para seguir em frente.

No mundo dos negócios não foi diferente. Com as medidas de distanciamento social advindas da pandemia mundial do novo coronavírus, todos os setores sofreram impactos, e as restrições impostas mundo afora transformaram radicalmente os hábitos de consumo.

Enquanto as lojas físicas tradicionais viram suas vendas caírem radicalmente e muitas delas precisaram fechar as portas, as lojas virtuais, por sua vez, presenciaram grande impulsionamento das vendas online, de uma maneira nunca vista.

Somente no Brasil, a pandemia levou milhões de consumidores para o mundo virtual. Muitas pessoas, que nunca haviam feito sequer uma compra pela internet, viram-se obrigadas a mudar sua forma de comprar e somaram-se a outros milhões de consumidores que já tinham como hábito adquirir produtos online.

Podemos afirmar que a pandemia mudou a cara do e-commerce brasileiro e que em 2022 não será diferente. Pesquisas indicam que a tendência de comprar online veio para ficar, com as compras crescendo cada vez mais e o e-commerce se consolidando como um dos principais canais de vendas.

Por esse motivo, um bom planejamento traçado nesse começo de ano pode fazer toda diferença nos resultados de campanhas e ações ao longo do ano. Planejamento é um processo essencial em todos os momentos do seu negócio e conseguir se antecipar às principais datas comemorativas e tendências de compra do e-commerce em 2022 é um dos pontos essenciais para o sucesso de qualquer ação.

Como definir quais datas comemorativas explorar

Todos os meses há datas de comemoração ou dias festivos que inspiram consumidores a comprar produtos, seja para si, seja para presentear. Mas com a infinidade de datas existentes, como escolher as melhores para serem trabalhadas nas campanhas de seu e-commerce?

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que você precisa conhecer seu público-alvo: quem são as personas de interesse para o seu ramo de atuação? A definição das personas é o passo inicial para você determinar em quais datas comemorativas irá investir.

As personas devem ser definidas de acordo com suas dores e necessidades e, partindo deste ponto, é preciso saber como o seu e-commerce irá sanar estas dores e estas necessidades, trazendo novos clientes para sua base e fidelizando os que já compram em sua loja.

Definidas as personas, é preciso esmiuçar o calendário anual de datas comemorativas e levantar aquelas que fazem sentido para o seu negócio. Por exemplo, se sua loja online vende apenas produtos masculinos, o Dia das Mães não é uma data interessante, já o Dia dos Pais, sim.

É claro que sua loja não pode deixar uma data comemorativa tão relevante como o Dia das Mães de fora, mas neste caso, você pode investir em um banner ou e-mail marketing parabenizando as mães, ao invés de montar uma campanha de vendas que não fará sentido para o seu público.

Datas gerais

Existem datas comemorativas que são comuns a todos, como é o caso do Dia do Cliente, da Black Friday e do Natal, entre várias outras. Em relação às datas gerais, é preciso planejar muito bem as campanhas, afinal, é bem provável que todas as lojas virtuais, de todos os segmentos, também invistam nelas.

Assim, você deve planejar ações que consigam diferenciar sua loja das demais, sejam elas concorrentes diretas ou não. Brindes exclusivos, descontos diferenciados, condições melhores para pagamento e frete, sorteios interativos, cupons de desconto. As possibilidades são muitas, então é preciso caprichar nas campanhas.

Ah, e não se esqueça de que divulgá-las é ponto fundamental, por isso, invista em tráfego pago, em publicações nas redes sociais, em e-mail marketing, em mudança na identidade visual do seu e-commerce para o período. É preciso captar a atenção do seu público e todos os esforços para isso são válidos.

Datas específicas para seu segmento

Não é exagero dizer que, atualmente, existe um dia comemorativo para praticamente tudo. Assim sendo, você precisa conhecer todas as datas de interesse com as quais o seu público-alvo se identifica e se planejar para elas.

Supondo que você tenha um e-commerce de acessórios femininos, algumas datas em que você deve investir em ações são: Valentine’s Day, Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Avós, Dia Internacional da Amizade, Dia do Irmão, Dia dos Professores, entre outros.

Prepare sua loja com campanhas especiais para cada uma destas datas comemorativas, divulgue suas ações com antecedência e, dependendo da relevância, destine um mês inteiro para elas. É o caso, por exemplo, do Dia das Mães e do Dia dos Namorados.

Confira abaixo algumas dicas para melhorar a performance do seu e-commerce nas datas comemorativas:

1. Explore as ferramentas disponibilizadas pela sua plataforma e sempre que possível agregue novas funcionalidades.

2. Tenha um checkout otimizado e que facilite a conclusão da compra.

3. Ofereça mais de uma opção de entrega para o cliente decidir a melhor para ele.

4. Torne eficiente o processo de trocas, devoluções e reembolsos e tenha um atendimento assertivo para lidar com dúvidas sobre entregas.

5. Ofereça diversas formas para o cliente entrar em contato: e-mail, telefone, chat, redes sociais, WhatsApp.

6. Seja ativo nas mídias sociais, engajando cada vez mais os seus clientes com conteúdos relevantes para o seu público-alvo.

7. Segmente sua base de leads e envie e-mails marketing com temas assertivos e variados.

8. Implemente estratégias de SEO.

9. Invista em mídias pagas com objetividade.

A Super Métrica é especializada em melhoria de performance para e-commerces. Entre em contato conosco, vamos conversar sobre o seu negócio e definir as melhores estratégias digitais para sua loja virtual.

Postado em: 22 de janeiro de 2022

Categorias