Dia das Mães: 7 ideias de marketing para e-commerce

Responda rápido: sua loja virtual está preparada para o Dia das Mães? Quais foram as ideias de marketing para e-commerce que você preparou? Ainda não sabe?

Então continue a leitura deste texto exclusivo que preparamos para você!

Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando e, após dois anos passando a data de forma “virtual” devido à crise da Covid-19, em 2022, tomando todas as medidas de precaução necessárias provavelmente será possível comemorá-la presencialmente.

Mesmo em tempos de pandemia e inflação alta, a premissa desse dia tão especial permanece a mesma, com alta taxa de intenção de compra para a data comemorativa. E isso impacta, diretamente, nas estratégias da sua loja virtual.

Para não deixar os times de estratégia no escuro, preparamos um material com ideias criativas do que pode funcionar e gerar insights rápidos e eficientes para serem aplicados na data em se tratando de marketing para e-commerce.

E, o quanto antes você colocá-las em prática, melhor! Confira abaixo sete dicas preciosas que separamos para sua loja online arrasar no Dia das Mães!

7 ideias de marketing para e-commerce

1: faça uma comunicação direcionada para a data

O dia é das Mães, mas as ações de marketing para e-commerce devem ser pensadas para quem escolhe o presente delas como cônjuges, filhos, netos etc. Utilize uma linguagem empática que ajude no engajamento, usando palavras como “mãe, mamãe” etc.

Usar um gatilho emocional pode ser bastante eficaz para fechar as vendas. É fundamental pensar nas possibilidades de emocionar esse público e, simultaneamente, expor sentimentalmente a relação entre mãe e filhos, mostrando onde sua marca de encaixa na vida dessas pessoas.

Um diferencial é a comunicação com prazo de entrega. Lembre seu cliente de se antecipar com as compras e comunique o dia de previsão de chegada do pedido. Por isso, sempre mencione a data que o produto vai ser entregue.

2: incentivos para impulsionar as vendas

As pessoas que estão procurando o que comprar sempre estão buscando boas oportunidades de negócio. Costumamos dizer que a oferta que a loja faz precisa ser maior que o custo percebido pelo prospect ao clicar nela.

Portanto, uma maneira de motivar esse comprador ainda mais é oferecendo incentivos, tais como “o incrível poder do grátis”

Isso significa que você pode oferecer, por exemplo, frete grátis para alguns itens voltados ao Dia das Mães. Outra possibilidade é utilizar cupons de desconto para deixar sua oferta mais atrativa.

Ofereça ainda brindes, planos de fidelidade, ou qualquer vantagem que tenha o poder de se mostrar atrativa: tudo para incentivar mais os seus clientes a comprarem de você!

3: decore sua loja para a data

É essencial “vestir” o seu e-commerce para chamar mais atenção. Além das imagens, você pode reorganizar a categorização, criar linhas de produtos na vitrine da home para cada faixa de preço ou tipo de mãe (pode ser alguém que ame yoga, ou que goste de cozinhar, que adora praticar exercícios físicos, gosta de doces, que seja uma advogada ou uma empreendedora).

Selecione os produtos e crie uma página especial para a data. Uma dica é utilizar as subcategorias como, por exemplo, “presentes até x reais”.

Defina seu público para que a comunicação seja assertiva e faça sentido para quem compra. Destaque alguns itens criando uma categoria “Dia das Mães” e deixe os produtos visíveis na home e nas sugestões de busca.

Quanto mais fácil o cliente localizar os produtos para a data (da forma mais clara possível), maiores são as suas chances de conversões.

4: crie uma oferta exclusiva para a data

É interessante utilizar ferramentas para engajar a oferta de cupons em troca do e-mail do lead. Assim você poderá impactá-lo com ações futuras de Inbound Marketing, como e-mails e newsletters.

Ações como o uso de uma roleta de ofertas ou landing pages são excelentes. São várias promoções que podem ser utilizadas nesses casos: cupom de desconto, preços especiais, frete grátis, benefícios como brindes e/ou embalagens diferenciadas.

Para os e-mails marketing use frases chamativas e imagens que remetam à data (e a seus produtos!). Envie sugestões de presentes. E não se esqueça: é essencial se planejar com antecedência para aquecer seus leads sobre as ações do seu e-commerce.

Você também pode oferecer um desconto especial (maior) para mães profissionais da área da saúde, mostrando o quão fortes elas estão sendo, deixando por tanto tempo suas famílias em casa para enfrentar pandemia na linha de frente. Elas merecem esse agradecimento!

5: aumente o envolvimento nas redes sociais

Utilize as redes sociais durante esse período para aumentar o engajamento por meio de fotos ou vídeos, imagens com textos em homenagem às mães. Experimente interagir através de votações, perguntas ou quizzes.

Essa é uma data em que você pode usar ao máximo da sua criatividade, evocando emoções em seu conteúdo para capturar a beleza da maternidade. Maximize sua presença nas mídias sociais neste momento para garantir uma campanha de sucesso.

6: incentive o conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Nada como reviver momentos engraçados com a sua mãe para espalhar a alegria do Dia das Mães! Todo o conteúdo gerado pelos usuários pode ser aproveitado. Peça aos seus seguidores que compartilhem memórias sob a hashtag da sua marca, além de reviver momentos com a mãe e espalhar alegria, você também promove sua marca.

Os consumidores buscam a prova social e UGC é o exemplo perfeito disso, ganhando mais confiança do consumidor para sua marca. O UGC também acaba sendo uma estratégia muito econômica, pois seus seguidores estão produzindo conteúdo com seus próprios tempo e recursos, em vez de contratar fornecedores ou usar uma equipe interna. Não se esqueça de compartilhar as postagens UGC de seus consumidores em suas campanhas!

7: crie um guia de presentes

Um guia de presentes para o Dia das Mães é uma excelente maneira de oferecer conveniência e valor, agregando diversos produtos em uma única página.

Essa estratégia pode ser executada através da criação de landing pages combinando kits de presentes, ou mesmo através da criação de páginas CMS dentro da sua loja. O importante nessa estratégia é oferecer facilidade de compra e aumentar o ticket médio dos seus pedidos.

Além disso, um guia de presentes ajuda os compradores de última hora que não estão com muito tempo para pensar no que comprar.

8: dica extra

Não se esqueça de pensar nos clientes que não possuem conhecimento em compras online. Com o cenário atual, muitas pessoas estão tendo contato com lojas virtuais pela primeira vez e, a necessidade de comprar um presente, por exemplo, pode ser a porta de entrada.

Facilite o processo de compra criando tabelas de medidas otimizadas, se necessário, e tenha atendimento em tempo real e personalizado para logo matar as objeções dos usuários que tenham dúvidas.

E aí? Gostou das nossas dicas de marketing para e-commerce voltadas ao Dia das Mães? E lembre-se, a Super Métrica é especialista em estratégias para lojas virtuais. Entre em contato com a gente e saiba mais!

Feliz Dia das Mães e boas vendas!

Postado em: 14 de abril de 2022

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