Dicas práticas de como se preparar para a Black Friday

A Black Friday é hoje uma das principais datas para o comércio eletrônico brasileiro e a cada ano mais e mais consumidores estão aderindo a ela para fazer suas compras pessoais, diferentemente de outras datas comemorativas, em que a tendencia é sempre comprar para presentear.

O ano de 2020 foi um ano importante para o comércio eletrônico, tendo em vista o aumento no número de compras on-line causado pela pandemia mundial do novo coronavírus e, para este ano, o cenário continua positivo. De acordo com dados do Facebook IQ, a intenção de compras para esta Black Friday cresceu 30% e 47% das pessoas demonstram intenção de comprar on-line, segundo pesquisa Globo.

Mesmo com todos esses dados e um possível sucesso na data, muitas empresas não conseguem extrair o máximo do potencial dela. O motivo de se atrapalhar pode estar associado à falta de planejamento antecipado e a realidade nos mostra o quão flexível e adaptável os negócios devem ser.

Dito isso, preparamos algumas ações para te ajudar a planejar melhor suas promoções para a Balck Friday e a melhor maneira de aplicá-las.

Vamos lá?

Ações para Black Friday 2021

  • Definição dos objetivos

Ter um bom objetivo traçado é um dos principais pontos para o sucesso da sua Black Friday. Aumento de receita, aquisição de novos clientes, movimentação do estoque parado, lançamentos de novos produtos, branding de marca, são todos exemplos de definição de objetivos.

  • Definição dos produtos

Saber quais produtos entrarão na promoção também é essencial. Produtos por participação na receita do e-commerce, produtos de curva A, B e C e quais descontos serão aplicados para cada categoria de produtos.

  • Confira o estoque

Organize a quantidade e a variedade dos produtos: para aqueles que têm grande saída independentemente da data, encomende mais unidades. Você também pode criar boas ofertas com o estoque parado e oferecer kits/combos.

  • Preparando a vitrine

“Envelopar” o e-commerce durante as datas comemorativas e promocionais deixa a loja mais atrativa e convidativa para as conversões. Alterar banners, linhas de produtos, criar flags promocionais, por exemplo, ajudam na otimização da taxa de conversão. Mude o layout, acrescente uma categoria exclusiva para a data, acrescente novos banners diariamente, mantenha uma descrição clara, fotos de ótima qualidade etc.

  • Data driven

Explore dados relevantes de outras datas, números de vendas e receita obtida, números de acessos simultâneos, interação da audiência nas redes sociais, resultado em palavras-chave e, com isso, prepare novas estratégias de conteúdo e de mídias. Além disso, use esses dados para se planejar com mais assertividade sobre o que funcionou e o que não funcionou em edições passadas.

Crie uma estratégia antecipada com base em dados e alinhe objetivos claros. Valide quem foram os usuários que converteram na Black Friday de 2020, os que recentemente compraram, os que deixaram itens abandonados no carrinho, leads que se cadastraram para receber as ofertas, seu público nas redes sociais e utilize esses dados para criar ações e garantir a melhor experiência ao seu cliente.

  • Black Friday Mobile First

Para essa edição da Black Friday, 77% das pessoas disseram que o celular deve ser o principal canal de compra. Isso já não é nenhuma novidade, mas focar na experiência mobile é mais que fundamental para a sua BF ser um sucesso. Além do seu site estar responsivo, todos seus pontos de contato com o cliente também devem estar, landing pages, campanhas, templates de e-mail marketing, criativos em formatos verticais pensado no mobile etc.

  • Mídias de Performance

Segundo dados do Think With Google de 2019, 75% do impacto dos anúncios está relacionado à qualidade dos criativos. Por isso, para essa BF foque em bons criativos, em peças personalizadas para perfis de públicos distintos, instale o pixel de remarketing em todo o site, crie listas de remarketing por categoria e por produto, crie públicos segmentados, faça o direcionamento do tráfego diretamente para uma landing page especial para a Black Friday ou para páginas especificas.

  • Preparar o terreno

É preciso se certificar de que a hospedagem contratada está ok e o funcionamento do site também. Verifique ainda se há links quebrados, imagens que não carregam e se o sistema de compra está funcionando corretamente.

  • Cross selling em páginas de produtos

Ofereça produtos relacionados incentivando a compra de mais itens com estratégias de cross e upsell.

  • Descontos de verdade

Os descontos e vantagens devem ser reais para essa Black Friday. O ideal é não maquiar os preços para se dar bem na BF e oferecer descontos realmente incríveis e, com isso, fidelizar seus clientes.

Não basta apenas oferecer descontos, hoje o consumidor está muito mais exigente e quer bons preços, experiência de compra, agilidade e criatividade das marcas. Garanta uma experiência na pré-venda, durante o processo e no pós-compra.

  • Lista vip de clientes

Todas as empresas digitais possuem como ativo os seus clientes e por que não utilizar desse grupo seleto que confia na sua empresa para alavancar as suas vendas na BF? Aqui o propósito é oferecer descontos exclusivos para quem está na sua base de mailing, quem curtiu a empresa nas redes sociais etc. Por exemplo, se você vai conceder 40% de desconto para o público geral, conceda 60% para a sua lista vip de clientes.

  • Esteja atento à sua UX

Cada vez mais as pessoas estão comprando via mobile e ter o site bem preparado para receber esses clientes é fundamental para uma boa taxa de conversão. Reveja sua usabilidade no mobile e faça testes de compatibilidade com diferentes telas.

  • Aumente e aqueça sua base de e-mails

Ofereça conteúdo de qualidade em troca do lead e comunique que a loja está preparando ofertas arrasadoras para a BF 2021. Estratégias de aumento da base on-site também funcionam bem no período pré Black Friday, como pop-ups de captura, reposicionamento de forms de newsletter, ferramentas de engajamento por roleta etc.

  • Capture leads

No período que antecede a Black Friday é possível trabalhar com o gatilho de exclusividade. Convide o usuário a fornecer o e-mail dele em troca do acesso a descontos imperdíveis e antecipados. Isso pode ser feito também através de uma landing page de cadastro pré Black Friday.

  • Ofereça um atendimento ‘UAU’

Se diferencie no atendimento ao cliente fazendo algo inovador e que os faça falar ‘UAU’. Isso pode ser algo que esteja acima e além do que é esperado como atendimento. Seja com um atendimento personalizado no final da semana da Black Friday, seja por atendimento via WhatsApp, por exemplo.

A equipe de atendimento deve estar preparada para responder o usuário o mais rápido possível. Se seu site ainda não tem um chat on-line, agora é o momento certo para instalar, programar mensagens e gatilhos (também no WhatsApp). Esteja disponível para responder e-mails, ligações e mensagens, garanta um ótimo pós-venda, assim, a chance de o cliente retornar aumenta.

Prepare sua equipe de SAC para trabalhar em tempo real, tirar dúvidas e matar objeções quando essas dúvidas surgirem, responder as redes sociais e monitorar como esta o engajamento da sua audiência em relação à data. Monitore o que está acontecendo e tome as decisões o mais rápido possível.

  • Crie expectativas sobre a data

As pessoas já estão pesquisando sobre a Black Friday, então, que tal instalar um form de captura e direcionar sua audiência para uma landing page específica sobre a BF? Nessa LP pode-se encorajar o act now, avisos de estoque limitado, cupons de desconto, ofertas antecipadas, contagem regressiva promocionais, entre outros.

  • Estratégia de mailing

Faça o planejamento e a segmentação dos disparos para não perder tempo oferecendo produtos que não interessam o lead. As ações que envolvem gatilhos – ofertas incríveis – maior tráfego no site aumentam o número de carrinhos abandonados e, para extrair resultados da situação, não deixe de também planejar esse tipo de e-mail. Sempre teste os disparos e tenha templates responsivos.

Dentro dessa mesma estratégia de mailing você também pode fazer uma reativação de leads via e-mail marketing, prospectando nas semanas que antecedem a data.

  • Regras de frete

Ofereça opção de frete barato e rápido para as regiões que mais compram no e-commerce brasileiro: segundo o Ebit, a região sudeste é a que representa o maior número de compradores do e-commerce (64%). Ou seja, a tendência é que a maioria das vendas serão para essa região e a sua loja precisa estar preparada para isso!

Uma boa forma de otimizar o frete nessa data é também melhorar o frete onde você mais perde vendas, identificando os carrinhos abandonados por cidade e estado, pois o frete caro é responsável por 55% dos abandonos de carrinho.

Compense o cliente com frete fixo ou promoção de frete grátis, forneça também a opção de retirada em loja e tenha agilidade para despachar o produto comprado.

Evidencie prazos de entrega reais na sua comunicação e cumpra os prazos prometidos.

  • Condições de pagamento

Na Black Friday, permita ao cliente parcelar em mais vezes, forneça aquele desconto extra no PIX (segunda opção mais utilizada, atrás apenas do cartão de crédito).

  • FAQ

Não se esqueça de conferir se todas as dúvidas frequentes estão atualizadas, principalmente a política de trocas e devoluções.

  • Grave vídeos

É muito mais fácil entender o que estamos comprando através de vídeos que mostram o produto e aumentam a confiança do prospect, por isso, desde o ano passado vemos um aumento de Live Commerce. Se seu segmento permitir, planeje-se, monte um roteiro e teste!

Dúvidas? Entre em contato com a gente e descubra como a Super Métrica pode ajudar a sua empresa!

Postado em: 29 de outubro de 2021

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