Lancei meu e-commerce. E agora?

Lançou seu e-commerce e está se sentindo mais perdido que o meme do John Travolta no filme Pup Fiction? Confira este post que vamos ajudar você a não se sentir tão solitário e perdido assim. Até porque, para cada Chuck Noland, existe um Wilson como amigo.

Muitos empreendedores se sentem atraídos pelo mundo on-line por acreditarem no mito de que neste ambiente as coisas são “mais fáceis” do que em uma operação off-line. A baixa barreira de entrada neste mercado é um dos grandes fatores que atraem muitos desavisados a esta selva chamada e-commerce.

Esta onda de migração é uma faca de dois gumes. É boa para o mercado, pois aquece a economia com novos negócios – mesmo que muitas vezes se trate de negócios passageiros. E o outro lado é a preparação e a capacidade dos profissionais que estão por trás dessas operações.

A mesma coisa se dá para a crescente onda de negócios digitais, mais conhecidos como startups, em relação as quais eu, que aqui escrevo, também já “caí no conto”. Mas isso é assunto para outro artigo.

O que eu quero dizer aqui é que um negócio digital, seja ele um e-commerce ou uma startup com uma ideia revolucionária e disruptiva, não possui muita diferença de um negócio no mundo off-line. Caso queira que a sua operação seja bem-sucedida, ao menos em um nível de negócio saudável, em que a operação paga as contas, você precisa ralar, e muito!

Em relação a um e-commerce, sobre o qual trataremos neste artigo, suponhamos que após longo e árduo caminho você lançou sua loja virtual. Mas e agora, o que fazer? Saiba como pelo menos ter um norte a ser seguido aqui nesse post.

Planejamento operacional

Após lançar um e-commerce, surgem diversas dúvidas de como operacionalizar o negócio. Desde dúvidas sobre o funcionamento da plataforma até dúvidas mais técnicas sobre como criar uma estratégia de aquisição de busca, geração de tráfego qualificado, tráfegos pago e orgânico, otimização de conversão etc.

Nesse momento, bem como em todos os outros, o planejamento é fundamental. Ferramentas gratuitas de gerenciamento de projetos como o Trello, Basecamp, Asana, podem ajudar, e muito, nessa etapa.

Aqui na Super Métrica nós usamos o Trello e organizamos todos os nossos projetos pessoais e de clientes através dele. Ordenamos tudo por meio de listas dinâmicas e de cards específicos para cada negócio e tem dado bastante certo.

Se você for usar o Trello, crie um time da sua empresa e dentro dele divida cada estratégia dentro de um quadro: um quadro específico para SEO, outro para campanhas de ads e assim por diante. Inclua os responsáveis por cada tarefa dentro do respectivo quadro. Dessa forma seus projetos terão uma organização bastante dinâmica e fluida.

Ainda no que diz respeito ao planejamento operacional, identifique os seus objetivos comerciais. Qual o principal objetivo da empresa? Já traçou o objetivo estratégico da operação para os próximos 12 meses? Como o sucesso será mensurado? Qual seu target de audiência? O que estão tentando encontrar? Dentre os tópicos de maior interesse, quais interseccionam com objetivos comerciais? Com essas questões identificadas fica mais fácil ir para a próxima etapa e executá-la de forma a minimizar os seus erros.

Estratégias de aquisição e conversão

Uma estratégia de aquisição de clientes bem-sucedida vai muito além do que algumas técnicas milagrosas de marketing digital. Em linhas gerais ela envolve:

  • Garantir que todos os objetivos do seu negócio e do seu produto estejam alinhados;
  • Identificar o público-alvo com maior probabilidade de se transformar em clientes;
  • Criar conteúdos que, além de posicionar bem a loja nas consultas, forneçam experiências ao usuário e de fato ajudem quem está fazendo a busca a realizar suas tarefas;
  • Entender quais métricas entregam ideias práticas para a eficiência da estratégia do seu negócio;
  • Desenvolver fluxos de trabalho de conversão;
  • Criar personas;
  • Avaliar real oportunidade de mercado no qual o seu negócio está inserido;
  • Cobrir indicadores (KPI’s) diários, semanais, quinzenais, mensais e assim por diante.

Essas são apenas algumas questões que envolvem o dia a dia de uma operação de e-commerce que queira ser competitiva nesse oceano azul que é o mercado eletrônico. Como foi dito no começo do artigo, um negócio on-line não se difere muito de um negócio com operação off-line, apenas é mais cool dizer que se opera uma loja virtual.

Nesse post, ainda não entramos em estratégias mais avançadas de e-commerce, que serão assunto para uma próxima publicação. No entanto, a ideia a ser passada aqui é a de que se você fizer o básico (que nem é tão básico assim) bem-feito você terá resultados.

Seguir o Princípio KISS (Keep it Simple Stupid) que no frigir dos ovos é o mesmo que: “Mantenha Simples, Estúpido”, é um dos grandes diferenciais em diversas situações, em que é essencial que toda a complexidade desnecessária seja descartada.

Caso ainda esteja se sentindo o Chuck Noland em busca do seu Wilson, entre em contato com a gente que podemos te ajudar a não se sentir tão sozinho assim!

Postado em: 4 de novembro de 2021

Categorias