Uma loja virtual é uma opção atrativa e potencialmente lucrativa para quem quer começar um novo negócio ou expandir as vendas. No entanto, muitos empreendedores acabam cometendo erros simples, mas que podem comprometer o sucesso do e-commerce, principalmente se estamos falando de pequenas empresas.
De acordo com dados do SEBRAE, 29% dos MEIs fecham após 5 anos de atividade, assim como 21,6% das MEs e 17% das EPPs. Além disso, a maior taxa de mortalidade é verificada em atividades de comércio (30,2% fecham em 5 anos).
E você não quer que sua loja virtual esteja dentro dessas estatísticas, não é mesmo? Ao entender os desafios mais comuns que as empresas do setor enfrentam e aprender como evitá-los, você estará um passo à frente na construção de um e-commerce de sucesso.
Neste artigo, vamos explorar 7 erros comuns para evitar em sua loja virtual. Afinal, aprender com os erros dos outros é uma maneira inteligente de não cometer os mesmos erros. Confira!
7 erros comuns para evitar em sua loja virtual
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Falta de usabilidade
Um site que não é intuitivo torna-se difícil de navegar, impedindo que os usuários tenham uma boa experiência, o que pode afastar potenciais clientes.
Certifique-se de que o seu layout seja responsivo, tenha botões fáceis de serem encontrados, uma boa árvore de categorias e uma busca eficiente.
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Descrições de produtos insuficientes
Informações claras e detalhadas sobre os produtos são essenciais para ajudar os clientes a tomar sua decisão de compra.
Forneça especificações, características e benefícios relevantes de cada produto e ilustre com imagens de qualidade e vídeos.
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Problemas de segurança
A falta segurança é uma preocupação real dos clientes, ainda mais em se tratando de compras pela internet, onde os golpes e as fraudes são muito comuns.
Garanta que seu e-commerce tenha um certificado de segurança SSL, ofereça opções de pagamento seguras e conte com um sistema antifraudes. Além disso, tenha políticas claras de proteção de dados e cumpra os requisitos legais.
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Má gestão do estoque
Não ter um controle adequado do seu estoque resulta em problemas como atraso nas entregas, cancelamento de pedidos, produtos “encalhados” e insatisfação dos clientes.
Utilize um sistema de gestão eficiente e que seja integrado ao estoque da sua loja física, caso você tenha uma.
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Logística ineficiente
Mesmo que suas entregas sejam realizadas por empresas parceiras ou terceirizadas, ela precisa ser bem estruturada.
Uma logística mal planejada gera atrasos, extravios, custos elevados de frete e erros de rastreamento. Isso sem mencionar a insatisfação dos clientes e os gastos extras.
Por isso, opte por parceiros logísticos de confiança e estabeleça processos eficientes tanto para garantir uma entrega satisfatória como para solucionar com rapidez eventuais problemas.
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Atendimento ao cliente inadequado
Um mau atendimento ao cliente prejudica a reputação da sua loja virtual. Por isso, certifique-se de ter canais de comunicação variados, responda rapidamente aos contatos dos clientes e ofereça soluções de forma empática e ágil.
Problemas acontecem em todos os negócios, o essencial é que o cliente se sinta seguro de que a sua empresa vai fazer o máximo para resolvê-los.
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Falta de análise de dados
Não analisar as informações relevantes do seu e-commerce resulta em perda de oportunidades. Por isso, utilize as ferramentas oferecidas por sua plataforma e também as próprias para análise de dados e acompanhe todas as métricas essenciais para o bom desempenho da sua loja virtual.
Isso significa se debruçar sobre indicadores como tráfego, conversões, taxas de abandono de carrinho, ticket médio e comportamento dos usuários para identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
Assim, você conseguirá tomar decisões mais assertivas a respeito do seu negócio.
Além disso, conte com a Super Métrica! Somos uma agência especializada em estratégias para e-commerces e estamos prontos para ajudar você a não cometer esses erros comuns e, assim, alcançar melhores resultados.
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