Insights de mapas de calor para e-commerces

Com os contínuos avanços da tecnologia, também avançam as ferramentas para melhorar a performance dos e-commerces. Uma das que mais podem ajudar a sua loja virtual são os heatmaps, ou mapas de calor.

Através dos mapas de calor, é possível entender como se dá a navegação dos usuários em sua loja virtual, em quais locais eles mais clicam, quais elementos chamam a atenção e quais são ignorados.

Ou seja, por meio dos heatmaps, você pode aumentar a conversão de seu e-commerce e eliminar gargalos que prejudicam as vendas ou confundem os clientes.

Isso porque os mapas de calor identificam os padrões de comportamento dos usuários e, com essas informações em mãos, você pode criar as melhores e mais assertivas estratégias para o seu negócio.

Quer saber como? Continue a leitura!

Como surgiu, o que é e como funciona um mapa de calor?

Embora utilizados manualmente desde o século XIX, o nome heatmap foi empregado oficialmente pela primeira vez pelo designer de software norte-americano Cormac Kinney, criador de uma ferramenta que mostrava graficamente e em tempo real dados e informações a respeito do mercado financeiro, que estava em crescente expansão no início da década de 1990.

Assim sendo, um mapa de calor é um software para demonstração gráfica de dados que, como o próprio nome sugere, utiliza as cores para que essas informações sejam visualizadas.

Cores em escala de vermelho (quentes) até o azul (frias) são usadas para demonstrar onde estão concentradas as ações dos usuários, trazendo compreensão sobre seu comportamento, identificando tendências e oferecendo informações precisas sobre o funcionamento do site.

Como cada e-commerce – foco de atenção de nosso artigo – tem um público particular e específico, que varia de acordo com inúmeros fatores como o segmento, a abrangência, o preço praticado etc., os mapas de calor tornam-se ferramentas indispensáveis para pensar tanto as ações de marketing voltadas para maior engajamento do público-alvo como melhorias de usabilidade nas páginas da loja.

Insights de mapas de calor para e-commerces

Os mapas de calor podem ser subdivididos em mapas de scroll, que mapeiam a rolagem da página para identificar até que ponto o usuário chegou; mapas do movimento de mouse, que mede os movimentos realizados com o mouse na página em quais partes ele fica mais tempo; e os mapas de clicks que identifica em quais locais o usuário clicou.

Considerado o heatmap mais confiável, o mapa de cliques é ideal para as lojas virtuais, pois assim é possível identificar onde os usuários costumam concentrar seus cliques e, através dos dados obtidos, efetuar ações ou mudanças.

Na prática, você pode, por exemplo, realizar campanhas de marketing e comunicação para produtos que possuem mais cliques, ou seja, atraem maior atenção.

Também pode alterar elementos estéticos em sua loja:

Supondo que você possua um banner com informações sobre práticas de seu e-commerce, como parcelamento, frete, taxas de juros, entre outras, mas sem nenhum link atrelado.

Através de uma análise dos mapas de calor, foi possível notar que os usuários clicam muito em cima deste banner, porém, como ele não possui links atrelados, o visitante não é levado para nenhuma página específica e acaba ficando confuso e sem saber de informações que ele considera relevantes para finalizar sua compra.

Com essas análises em mãos, é possível incluir links para páginas específicas de políticas de pagamento, políticas de frete ou mesmo incluir esses dados de forma que, quando o usuário passar o mouse por cima do banner, as informações relevantes sejam mostradas.

Assim você melhora a usabilidade da sua loja virtual, otimizando-a e ainda garante mais conversões.

Se você quer uma análise assertiva de mapas de calor, precisa contar com especialistas na área: entre em contato com a Super Métrica clicando aqui, estratégias para e-commerce são nossa expertise.

Postado em: 17 de fevereiro de 2022

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