A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei 13.709/18), entrou em vigor trazendo inúmeras mudanças para proteger os dados pessoais, principalmente na internet.
Muitas empresas não a veem com bons olhos, porém a LGPD deve ser tida como uma aliada e não como inimiga. Afinal, não somos todos consumidores e não queremos ter nossa privacidade respeitada?
Assim sendo, em se tratando de lojas virtuais, em que diversos dados pessoais dos clientes são coletados para viabilizar o processo de compra, é preciso dar uma atenção especial a esta lei.
Nós, da Super Métrica, vamos trazer neste artigo dois motivos para que você cumpra a legislação, mas antes, falaremos um pouco mais sobre ela. Continue com a gente!
LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados
Em vigor desde o ano de 2020, a Lei foi criada em 2018. Ela versa sobre coleta, tratamento, armazenamento e utilização de dados pessoais, como nome, CPF, e-mail, telefone, entre outros, adquiridos por meios físicos ou virtuais.
A LGPD também se aplica a dados sensíveis como origem racial ou étnica e orientação sexual etc.
A coleta de cada dado precisa ter uma justificativa. Além disso, a legislação dispõe que todos os usuários devem estar cientes desta coleta de informações, com possibilidade de editar os dados que serão ou não concedidos.
A ANPD, Autoridade Nacional de Proteção de Dados, foi criada para garantir informar ao público sobre a lei, assegurando seu cumprimento e sua fiscalização.
As penalidades para o descumprimento da LGPD são grandes e podem ir desde advertências e multas, passando por suspensão das atividades da empresa, até a eliminação dos dados coletados e armazenados e o fechamento do negócio.
Quer dois bons motivos para cumpri-la? Veja-os abaixo:
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Proteção para a sua loja
A LGPD não existe para proteger apenas os clientes do seu e-commerce, ela também assegura mais segurança para o seu negócio.
Isso porque, atualmente, invasões de hackers, roubo de dados, fraudes com cartões de crédito e PIX, entre outros crimes virtuais, estão cada vez mais comuns.
Imagine se uma grande compra é realizada em sua loja virtual e é aprovada. Você envia os produtos e, tempos depois, a instituição financeira estorna o valor pois se tratava de uma fraude e você fica com um prejuízo enorme até que tudo se resolva.
A LGPD é um grande avanço para a proteção destes dados pessoais.
Mais um exemplo: um cliente entra com uma ação judicial contra sua empresa por estar recebendo conteúdos não solicitados via e-mail.
Com a LGPD e a implementação de uma Política de Privacidade em seu e-commerce, você resguarda a sua loja virtual.
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Satisfação para seus clientes
Assim como quando nós estamos consumindo algo digitalmente, seja um produto, serviço, informação, conteúdo, queremos que nossos dados sejam protegidos, com seus clientes não é diferente.
Saber que sua loja virtual está cumprindo a legislação, traz mais segurança aos usuários. Assim, você os deixa mais satisfeitos e confiantes para realizar uma compra.
Clientes felizes tentem a voltar a consumir, a indicar seu produto, a avaliar positivamente sua compra – e quem não quer isso, não é mesmo?
Então, lembre-se de fazer uma Política de Privacidade clara e completa.
Você pode inclui-la no menu do rodapé da sua loja virtual e solicitar um aceite de quem navega em formato de pop up. Também pode incluir o aceite em seu check out.
Discuta a melhor maneira de implementá-la com a equipe de TI de sua plataforma.
É claro que em se tratando de lojas virtuais, alguns dados são essenciais para que um pedido seja feito, processado, enviado e entregue. Por isso é essencial que os clientes aceitem os termos da sua Política e, caso contrário, não permita que a compra seja finalizada.
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