2 motivos para sua loja virtual ficar atenta à LGPD

A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, (Lei 13.709/18), entrou em vigor trazendo inúmeras mudanças para proteger os dados pessoais, principalmente na internet.

Muitas empresas não a veem com bons olhos, porém a LGPD deve ser tida como uma aliada e não como inimiga. Afinal, não somos todos consumidores e não queremos ter nossa privacidade respeitada?

Assim sendo, em se tratando de lojas virtuais, em que diversos dados pessoais dos clientes são coletados para viabilizar o processo de compra, é preciso dar uma atenção especial a esta lei.

Nós, da Super Métrica, vamos trazer neste artigo dois motivos para que você cumpra a legislação, mas antes, falaremos um pouco mais sobre ela. Continue com a gente!

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados

Em vigor desde o ano de 2020, a Lei foi criada em 2018. Ela versa sobre coleta, tratamento, armazenamento e utilização de dados pessoais, como nome, CPF, e-mail, telefone, entre outros, adquiridos por meios físicos ou virtuais.

A LGPD também se aplica a dados sensíveis como origem racial ou étnica e orientação sexual etc.

A coleta de cada dado precisa ter uma justificativa. Além disso, a legislação dispõe que todos os usuários devem estar cientes desta coleta de informações, com possibilidade de editar os dados que serão ou não concedidos.

A ANPD, Autoridade Nacional de Proteção de Dados, foi criada para garantir informar ao público sobre a lei, assegurando seu cumprimento e sua fiscalização.

As penalidades para o descumprimento da LGPD são grandes e podem ir desde advertências e multas, passando por suspensão das atividades da empresa, até a eliminação dos dados coletados e armazenados e o fechamento do negócio.

Quer dois bons motivos para cumpri-la? Veja-os abaixo:

  1. Proteção para a sua loja

A LGPD não existe para proteger apenas os clientes do seu e-commerce, ela também assegura mais segurança para o seu negócio.

Isso porque, atualmente, invasões de hackers, roubo de dados, fraudes com cartões de crédito e PIX, entre outros crimes virtuais, estão cada vez mais comuns.

Imagine se uma grande compra é realizada em sua loja virtual e é aprovada. Você envia os produtos e, tempos depois, a instituição financeira estorna o valor pois se tratava de uma fraude e você fica com um prejuízo enorme até que tudo se resolva.

A LGPD é um grande avanço para a proteção destes dados pessoais.

Mais um exemplo: um cliente entra com uma ação judicial contra sua empresa por estar recebendo conteúdos não solicitados via e-mail.

Com a LGPD e a implementação de uma Política de Privacidade em seu e-commerce, você resguarda a sua loja virtual.

  1. Satisfação para seus clientes

Assim como quando nós estamos consumindo algo digitalmente, seja um produto, serviço, informação, conteúdo, queremos que nossos dados sejam protegidos, com seus clientes não é diferente.

Saber que sua loja virtual está cumprindo a legislação, traz mais segurança aos usuários. Assim, você os deixa mais satisfeitos e confiantes para realizar uma compra.

Clientes felizes tentem a voltar a consumir, a indicar seu produto, a avaliar positivamente sua compra – e quem não quer isso, não é mesmo?

Então, lembre-se de fazer uma Política de Privacidade clara e completa.

Você pode inclui-la no menu do rodapé da sua loja virtual e solicitar um aceite de quem navega em formato de pop up. Também pode incluir o aceite em seu check out.

Discuta a melhor maneira de implementá-la com a equipe de TI de sua plataforma.

É claro que em se tratando de lojas virtuais, alguns dados são essenciais para que um pedido seja feito, processado, enviado e entregue. Por isso é essencial que os clientes aceitem os termos da sua Política e, caso contrário, não permita que a compra seja finalizada.

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Postado em: 10 de maio de 2022

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