Entender o comportamento dos usuários em seu e-commerce é essencial para otimizar a experiência deles e aumentar as suas conversões. E o mapa de calor, o mapa de rolagem e o mapa de cliques podem ajudar – e muito – a desvendar como os visitantes interagem com a sua loja, permitindo, assim, que você tome decisões para melhorar o design, o conteúdo e a usabilidade.
Por isso, vamos mostrar neste artigo tudo o que você precisa saber sobre esses três tipos de mapas e como eles podem aprimorar o desempenho do seu negócio.
Vamos começar?
Mapa de calor, mapa de rolagem e mapa de cliques: o que são?
Como falamos. esses três tipos de mapas são ferramentas essenciais para entender como os usuários se comportam em sua loja virtual e identificar oportunidades de otimização.
Assim sendo, se você analisar os dados fornecidos por esses mapas, poderá melhorar o design, o conteúdo e as funcionalidade do seu site. Mas antes, vamos entender cada um dos mapas.
1. Mapa de Calor
O mapa de calor nada mais é do que uma representação visual que mostra os locais em que os usuários clicam mais em uma página da web.
As áreas de maior intensidade de calor indicam onde a maioria dos cliques ocorre, enquanto as áreas mais frias indicam locais onde há menos interação.
Assim, essa é uma ferramenta útil para identificar padrões de comportamento, entender quais elementos são mais atrativos e, então, ajustar o layout da página para otimizar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão.
2. Mapa de Rolagem
Já o mapa de rolagem, também conhecido como scroll map, mostra até onde os usuários rolam em uma página antes de sair dela ou interagir com outros elementos.
Ele fornece insights sobre o comportamento de rolagem dos usuários, indicando as áreas da página que são mais visualizadas e as que são menos vistas.
Com essas informações, você pode ajustar o posicionamento do conteúdo mais relevante e garantir que as informações essenciais estejam visíveis sem a necessidade de rolar muito.
3. Mapa de Cliques
Por fim, o mapa de cliques registra os lugares em que os usuários clicam em uma página da web, permitindo identificar os elementos que recebem mais atenção e aqueles que são ignorados.
Ou seja, ele mostra visualmente os padrões de interação dos usuários, destacando os links e botões mais clicados, bem como as áreas que não recebem muita atenção.
Com essas informações, você poderá otimizar a usabilidade do seu site, tornando os elementos importantes mais acessíveis e melhorando a navegação para os usuários.
Segredos dos mapas: exemplos práticos
Além das informações mais básicas sobre o mapa de calor, o de rolagem e o de cliques, outros aspectos relevantes devem ser considerados no contexto de um e-commerce.
Por exemplo, ao analisar o mapa de calor de uma página de produto, você pode identificar quais áreas são mais atraentes para os usuários.
Isso vai ajudá-lo a destacar melhor os recursos importantes do produto, como imagens de alta qualidade, vídeos tutoriais, botões de compra ou avaliações de clientes.
Além disso, ao usar o mapa de cliques em uma página de categoria ou navegação do site, você pode descobrir quais itens são mais populares entre os usuários.
Isso pode influenciar a organização dos produtos e categorias em seu e-commerce, destacando os itens mais vendidos ou promovendo produtos relacionados para aumentar as vendas e melhorar a experiência de compra.
Por fim, ao analisar o mapa de rolagem de uma página de checkout, você identifica possíveis pontos de atrito que podem estar impedindo os usuários de concluir uma compra.
Entre eles, podem estar informações confusas, formulários muito longos ou botões de call to action mal posicionados.
Assim, com esses insights, você pode fazer ajustes para simplificar o processo de checkout, aumentando as taxas de conversão.
Mas se você não sabe por onde começar suas análises do mapa de calor, do mapa de rolagem e do mapa de cliques, a Super Métrica está aqui para te ajudar! Somos especialistas em análise de dados para e-commerces.
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