Metodologia de brand lift: o que é?

A expressão em inglês “brand lift”, que em português significa “levantamento de marca”, é uma metodologia utilizada para mensurar como campanhas de marketing ou publicidade agem nas relações interativas entre determinada marca e seu público.

Através de métricas, é possível mensurar quais são os impactos que as ações de comunicação exercem no que os clientes pensam a respeito de uma empresa e dos produtos e serviços que ela oferece.

Ou seja, através da metodologia de brand lift são medidos os resultados diretos que as campanhas exercem sobre os consumidores. Se o brand lift é positivo, os resultados da marca também serão.

Isso engloba, por exemplo, a aceitação da marca perante seu público, a lembrança dela pelos clientes, a possibilidade de ela ser recomendada ou indicada por alguém, as chances reais de interesse na compra, entre outros.

Como atualmente as ações de comunicação, marketing e publicidade fazem parte do dia a dia da maioria das empresas, o brand lift deve ser medido continuamente, com o monitoramento constante de todas as campanhas realizadas.

Mas quais métricas devem ser utilizadas?

Continue a leitura que vamos explicar.

Métricas recomendadas

Quanto mais o marketing e a publicidade evoluem, mais metodologias são desenvolvidas para medir a eficácia de suas ações – vide o brand lift –, principalmente no mundo digital, para onde as relações de consumo têm migrado cada vez mais.

Existem inúmeras ferramentas que medem as mais diversas métricas e, com a quantidade de parâmetros disponíveis, muitas vezes fica até difícil saber quais devem ser utilizados e para o quê.

Alguns indicadores são mais eficientes que outros para o levantamento da marca.

Entre eles estão a intenção de compra, a fidelidade à marca, o apelo dela frente a seu público, a lembrança que determinada campanha ou a marca em si desperta no consumidor, o conhecimento e o reconhecimento da marca ou de determinado produto ou serviço específico e a opinião dos clientes sobre ela.

Pesquisas de brand lift

É importante ressaltar que, para que seja possível saber se houve melhora ou piora nos indicadores, é preciso ter um ponto de partida. Porém, qual a maneira mais eficaz de conhecer as percepções do público?

A resposta é mais simples do que aparenta: através de pesquisas.

Com uma pesquisa de brand lift inicial é possível ter os primeiros indicadores e, realizando outra pesquisa depois de veiculada determinada campanha, sua empresa terá em mãos ambos os resultados e poderá realizar a comparação entre eles.

Ao analisar os dados, é possível ter melhor visibilidade sobre como está o ROI (Retorno Sobre Investimento) e ainda ter elementos para conseguir um aumento do ROAS (Retorno do Investimento em Publicidade).

Um dos modelos de pesquisas mais comuns é o que mede a fidelidade e a satisfação com a marca: o Net Promoter Score (NPS) – que você já deve ter visto e, provavelmente participado, mesmo sem saber.

No NPS apenas uma pergunta é realizada e o cliente responde com uma nota de zero a 10. A pergunta pode ser, por exemplo:

  • De 0 a 10, quais as chances de você recomendar (nome da empresa, produto ou serviço) para um amigo? ou
  • De 0 a 10, quais as chances de você comprar novamente na (nome da empresa)?

Os resultados da pesquisa mostrarão quais consumidores promovem a marca/produto/serviço, quais são indiferentes e quais são seus detratores.

É claro que outras pesquisas também devem ser realizadas, sejam em formato de pergunta única, seja em um formulário.

Dica: no caso de formulários, tenha cuidado para não realizar um questionário muito longo e desestimular o público a finalizá-lo.

Por que é recomendado uma agência especializada para realizar pesquisas e monitoramento da sua marca?

Para muitas pessoas, a metodologia brand lift mais parece grego, imagine então realizar pesquisas, monitorar resultados e indicadores e ainda tecer conclusões coerentes a partir de todos os dados coletados para direcionar investimentos?

Daí a importância de uma agência especializada em estratégias digitais, como é o caso da Super Métrica. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre melhorar os resultados de suas campanhas.

Postado em: 9 de fevereiro de 2022

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