O microcopy é parte essencial na jornada do usuário em uma loja virtual. Porém, muitas vezes, os lojistas o negligenciam durante os processos de design e de desenvolvimento.
Pequenos textos, como botões de CTA, mensagens de erro e instruções sobre como proceder podem ter grande impacto na experiência do usuário e nas conversões.
Neste artigo, veremos o que é microcopy e como aplicá-lo para potencializar a satisfação do usuário ao navegar pelo seu site. Além disso, vamos dar dicas valiosas para textos eficazes.
Venha com a gente!
O que é microcopy e por que ele é importante?
Microcopy são pequenos textos que aparecem em um site ou aplicativo. Embora se tratem de textos muito curtos, têm um papel essencial na experiência do usuário dentro de uma página. Isso porque ajudam na orientação dos visitantes e na melhora da navegação.
Além disso, o microcopy pode ser usado para transmitir a personalidade e o tom de voz da marca, ajudando a construir uma conexão com os usuários.
Ao entender a importância do microcopy, você pode começar a aplicá-lo em suas estratégias de vendas para melhorar a jornada e aumentar sua taxa de conversão.
Como o ele pode melhorar a jornada do usuário em uma compra online?
O microcopy pode melhorar a jornada do usuário em uma compra online de várias maneiras, como por exemplo:
- Fornecendo orientações claras: um microcopy efetivo pode ajudar a guiar o usuário durante todo o processo de compra, explicando claramente cada uma das etapas e ações que ele precisa tomar.
- Evitando erros: o microcopy também pode ajudar a prevenir erros comuns, como inserção de informações incorretas em formulários de cadastro, na escolha de produtos que possuem variação, ou ao optar pela forma de entrega errada.
- Aumentando a confiança do usuário: ao fornecer informações relevantes, como políticas de devolução, parcelamento e garantia, por exemplo, você aumenta a confiança do usuário em sua loja online.
- Melhorando a usabilidade: um microcopy assertivo torna a interface mais intuitiva e fácil de usar, ajudando o usuário a finalizar sua compra de forma mais rápida e eficiente.
- Refletindo a personalidade da marca: o microcopy também pode ser usado para refletir a personalidade e o tom de voz da marca, construindo uma conexão com o usuário e diferenciando a sua loja online das concorrentes, diretas ou não.
- Auxiliando no abandono de carrinho: o microcopy pode ser usado para prevenir o abandono de carrinho, por exemplo, ao fornecer informações precisas e diretas sobre como prosseguir com a compra até sua conclusão, trazendo segurança ao usuário para cumprir cada etapa do processo. Além disso, torna a interface de seu e-commerce mais intuitiva e fácil de usar, auxiliando o usuário a encontrar o que procura.
7 exemplos de microcopies eficazes para utilizar em sua loja virtual
- Botões de Call to Action (CTA): “Comprar agora”, “Adicionar ao carrinho” e “Inscreva-se gratuitamente” são exemplos de um microcopy eficaz para botões de chamada à ação, que devem ser claros e diretos para incentivar o usuário a tomar a ação desejada.
- Mensagens de erro: “Por favor, preencha todos os campos obrigatórios”. Esta é uma mensagem que ajuda a identificar o que está errado ao escolher um produto com variações e corrigir esse erro.
- Orientação de preenchimento de cadastro: “Informe seu nome completo” ou “Informe seu endereço de e-mail” são orientações claras e precisas para preencher formulários de cadastro de lojas online, que ajudam o usuário a fornecer as informações corretas.
- Feedback sobre as ações do usuário: “Seu produto foi adicionado ao carrinho”, “Seu cadastro foi realizado com sucesso” são exemplos de feedback imediato que informam ao usuário sobre as ações que ele acabou de realizar.
- Políticas: mensagens como “Nós cumprimos os requisitos das leis de proteção de dados”, “Suas informações estão seguras através de nossa Política de Privacidade” aumentam a confiança do usuário.
- Mensagens de confirmação: “Obrigado pela sua compra”, “Sua inscrição foi confirmada”, “Seu pedido foi finalizado com sucesso” são exemplos de mensagens de confirmação positivas que ajudam a reforçar a satisfação do usuário sobre a ação que ele realizou.
- Incentivos para ações: “Cadastre-se e receba descontos exclusivos”, “Compre agora e aproveite nosso frete grátis”, “Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas promoções” são microcopies que incentivam o usuário a realizar uma ação desejada.
Agora que você já sabe o que é microcopy, como ele funciona e qual sua importância, pode colocar nossas dicas em prática. Para ficar por dentro de mais conteúdos relevantes para a sua loja virtual, siga nossas redes sociais clicando aqui!
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