Comercializar produtos que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores é essencial para o sucesso de qualquer e-commerce. E uma das melhores formas de entender essas necessidades e expectativas é através de uma pesquisa com usuários.
Elas podem fornecer insights valiosos sobre o que os usuários pensam, sentem e precisam, auxiliando você nas tomadas de decisão, nas ações de marketing, nas precificações dos itens e muito mais.
Neste artigo que a Super Métrica preparou, vamos mostrar a importância das pesquisas com usuários e te dar dicas práticas para criar pesquisas eficientes, transformando os dados coletados em ações concretas.
Boa leitura!
Qual a importância das pesquisas com usuários para o seu e-commerce?
As pesquisas com usuários são fundamentais para uma loja virtual visto que ajudam a compreender melhor o comportamento dos consumidores na internet e as suas necessidades e expectativas em relação aos produtos e serviços disponíveis online.
Com base nas informações coletadas em pesquisas é possível identificar problemas e pontos de melhoria baseados na experiência dos usuários e, assim, tomar decisões bem fundamentadas através dos dados obtidos para aprimorar a usabilidade e a experiência geral do cliente em seu e-commerce.
Além disso, as pesquisas com usuários podem ajudar a entender como eles percebem sua marca e seus produtos, quais itens são mais bem vistos e como o seu e-commerce pode se destacar da concorrência, cada vez mais acirrada.
As pesquisas com usuários também podem fornecer boas ideias para aquisição ou fabricação de novos produtos, pois são capazes de identificar necessidades não atendidas satisfatoriamente ou oportunidades de inovação.
Como definir os objetivos e as perguntas certas para sua pesquisa com usuários?
É essencial, ao realizar pesquisas com usuários, que você crie perguntas claras e relevantes para obter melhorias efetivas para o seu negócio.
Em primeiro lugar, é preciso definir qual é o objetivo geral da pesquisa: o que você espera entender ou descobrir com ela e como vai utilizar os resultados?
Depois, é necessário elaborar as perguntas propriamente ditas e isso vai depender do objetivo que você determinou.
Você pode usar perguntas abertas para captar informações gerais, como por exemplo “o que você melhoraria em nossa loja virtual?” ou questões de múltipla escolha para obter informações mais específicas e aprofundadas, como:
“Como você chegou até a nossa loja?”
- Através do Google
- Pelas redes sociais
- Indicação de amigos
- Por meio de anúncios em outro site
Para ter mais taxas de sucesso, utilize uma linguagem clara e objetiva, evitando termos técnicos ou rebuscados – assim é maior a garantia de que os usuários vão entender o que está sendo questionado e responderão assertivamente.
Além disso, procure não criar perguntas tendenciosas, que podem influenciar a resposta dos participantes. A pesquisa só refletira o cenário real se forem respondidas de maneira livre e honesta.
Fique atento também às questões de ortografia e gramática. Pesquisas com erros de português podem gerar desconfiança nos usuários.
Quais são as principais ferramentas para uma pesquisa eficaz?
Existem várias ferramentas disponíveis atualmente para conduzir uma pesquisa com usuários eficaz. Veja abaixo algumas das principais:
- Google Optimize, Optimizely, VWO, Unbounce e Crazy Egg para testes A/B
- Google Forms, SurveyMonkey e Typeform para questionários online personalizados
- SurveyMonkey, Qualtrics, SurveyGizmo e Typeform para pesquisas de satisfação
- UserTesting, TryMyUI e UserZoom para testes de usabilidade
- Zoom, Google Meet e Microsoft Teams para grupos focais
Análise dos resultados: como transformar dados em ações concretas?
A análise e interpretação dos resultados de uma pesquisa com usuários é passo fundamental para transformar os dados coletados em ações concretas. Isso porque os dados por si só não têm valor se não forem analisados e interpretados de maneira correta.
As próprias ferramentas utilizadas para a realização das pesquisas podem te ajudar nessa interpretação.
Após analisar e interpretar os dados você precisará definir quais serão as ações que você tomará com base nos resultados obtidos.
Por exemplo, se sua pesquisa mostrou que os usuários costumam encontrar sua loja por indicação de amigos, pode ser a hora de investir mais em otimização de SEO e em tráfego pago.
Se seus usuários estão tendo dificuldades para encontrar um determinado produto em sua loja, pode ser necessário reorganizar a página, criar banners destacando o item ou melhorar a busca interna da sua plataforma para facilitar a navegação.
É importante ressaltar que a análise e a interpretação dos dados são processos contínuos, que devem ser periodicamente revisados e atualizados para que seu e-commerce acompanhe as principais tendências para o comércio eletrônico .
Ainda tem dúvidas sobre pesquisas com usuários? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar a sua empresa!
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