Como usar o remarketing para recuperar carrinhos abandonados e aumentar as vendas?

Se você é proprietário de uma loja virtual, com toda a certeza já se perguntou quantos potenciais clientes abandonam os carrinhos antes de finalizar a compra em seu e-commerce, não é mesmo?

Um artigo publicado no portal E-commerce Brasil traz que “De acordo com dados provenientes de pesquisas feitas pela empresa britânica de Marketing Comportamental SaleCycle em 2018, a taxa média global de abandono de carrinho gira em torno de 79%.”

Isso significa que, de cada dez clientes que iniciam uma compra, sete não vão até o final. Ou seja, a maioria das pessoas que demonstram interesse nos seus produtos ou serviços acaba não concluindo a compra.

No entanto, existem algumas estratégias eficazes para recuperar esses carrinhos abandonados e aumentar as vendas, e hoje vamos falar do remarketing. Continue com a gente!

Afinal, o que é remarketing?

O remarketing, também conhecido como retargeting, é uma técnica que permite que você chegue novamente nos visitantes que abandonaram uma compra em sua loja através de anúncios personalizados em outros sites ou plataformas.

Esses anúncios têm como objetivo incentivá-los retomar a compra e concluir o processo. A ideia central é relembrar essas pessoas sobre sua marca, seus produtos ou seus serviços.

Se bem utilizado, ele se torna uma poderosa ferramenta para recuperar carrinhos abandonados e aumentar as vendas em seu e-commerce.

Como fazer o remarketing na prática?

O primeiro passo é adicionar uma etiqueta de remarketing em sua loja virtual. Ela nada mais é do que é um código inserido nas páginas do seu site que fica responsável por coletar informações sobre os visitantes.

Com a etiqueta de remarketing instalada, você conseguirá segmentar diferentes grupos de usuários com base nos comportamentos e ações específicas realizadas no seu site.

Você pode, por exemplo, segmentar os visitantes que abandonaram o carrinho de compras, os que visitaram uma página específica, os que já fizeram uma compra anteriormente, entre outros.

Após segmentar a sua audiência, você deve criar anúncios personalizados para cada um dos grupos. Esses anúncios podem ser exibidos em diferentes locais, como redes de display, mídias sociais ou resultados de pesquisa.

Assim, quando os visitantes segmentados navegam em outros sites ou plataformas, esses anúncios personalizados serão exibidos. Essa exibição é o que vai ajudar esses usuários a lembrar da sua marca e incentivá-los a retornar ao seu site.

Mas lembre-se, não basta criar os anúncios e esperar que eles sozinhos façam milagres. É preciso utilizar ferramentas de análise para acompanhar o desempenho deles e medir métricas relevantes como impressões, cliques e conversões.

Com esses dados em mãos, você pode otimizar suas campanhas, ajustando os anúncios e a segmentação para melhorar cada vez mais os seus resultados.

É importante ressaltar que, para realizar o remarketing corretamente, é essencial estar em conformidade com as políticas de privacidade e de proteção de dados.

Assim sendo, é imperativo oferecer aos usuários a possibilidade de escolher não receber esses anúncios personalizados, seguindo as diretrizes e regulamentações da LGPD.

O que evitar?

Para te ajudar ainda mais, listamos três coisas que devem ser evitadas ao utilizar o remarketing como estratégia para recuperar carrinhos abandonados, confira:

  1. Evite bombardear os usuários com seus anúncios, afinal, é irritante se deparar com anúncios excessivos ou repetitivos o tempo todo, não é? Então defina uma frequência adequada para exibir os seus anúncios, levando em consideração a experiência do usuário.
  2. Não exiba anúncios que seus usuários possam considerar irrelevantes. Isso significa que você deve segmentar a sua audiência de forma adequada, de acordo com o comportamento, os interesses e o estágio do funil de vendas em que se encontram. Quanto mais personalizados forem os anúncios, melhores as chances de conversão.
  3. Não coloque as suas campanhas de remarketing no piloto automático. A otimização contínua é fundamental, por isso é essencial ajustar as estratégias de segmentação, os textos e os criativos sempre que for necessário.

Ótimas dicas, não é mesmo?

Como vimos, recuperar carrinhos abandonados é uma das melhores opções para aumentar as vendas do seu e-commerce e, com ajuda especializada, os resultados podem ser ainda mais positivos.

Por isso, entre em contato com a nossa equipe. A Super Métrica é uma agência especializada em estratégias para lojas virtuais.

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Postado em: 7 de julho de 2023

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