Quando falamos em social media, vale a máxima do “piscou, perdeu”.
Isso porque as redes sociais estão constantemente inovando e incorporando funcionalidades, seja para ampliar as possibilidades, seja para aprimorar recursos já existentes.
Para quem trabalha com vendas online, é essencial estar atualizado com cada novidade que as redes sociais implementam, afinal, se você não sair na frente, seu concorrente sairá.
Por isso, preparamos este artigo com 5 novidades que todos que trabalham com social media precisam conhecer.
Tendências gerais de Social Media
Com bilhões de pessoas usando ativamente redes sociais todos os dias, elas se tornaram vitais para qualquer estratégia de negócios. Atualmente, a presença nas redes sociais não é mais uma opção, mas uma necessidade.
Isso porque elas não são apenas plataformas de comunicação, mas também canais eficazes para promover produtos, construir a reputação da sua marca e se conectar com o seu público-alvo.
Ou seja, as redes sociais são imprescindíveis para você alcançar seus potenciais consumidores e construir relacionamentos duradouros até transformá-los em clientes efetivos.
Dito isso, é importante ressaltar que o cenário de social media tem passado por uma evolução acelerada nos últimos tempos.
Plataformas como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn estão constantemente introduzindo novos recursos e funcionalidades para manter os usuários envolvidos e ativos.
Isso sem falar nas novas redes sociais que volta e meia surgem no mundo online, como o TikTok e o Threads, angariando milhões e milhões de usuários.
Essas transformações rápidas que temos observado em social media têm um impacto significativo nas estratégias de marketing, uma vez que as empresas precisam se adaptar constantemente para aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelas redes sociais.
Nesse contexto, entender as novidades se torna essencial para criar estratégias eficazes e manter uma presença relevante e atraente nas plataformas.
Veja no tópico a seguir as inovações recentes de social media que separamos para você.
5 novidades das redes sociais que você precisa conhecer
1. Reels mais longos no Instagram
Os vídeos curtos surgiram como uma das principais tendências de social media dos últimos anos, porém, o Instagram tem ampliado cada vez mais o tempo permitido para os Reels postados na plataforma. Agora são 90 segundos para você criar vídeos e explorar ao máximo a funcionalidade.
2. Selo de verificação no Instagram
O selo azul de verificação traz autoridade, relevância e veracidade a um perfil do Instagram, mas isso, em si, não é nenhuma novidade. A novidade é que agora é possível comprar o selo de verificação.
No próprio aplicativo do Instagram é possível adquiri-lo por R$ 55 mensais. Além do selo azul, o pacote da Meta ainda proporciona mais proteção contra falsificações, suporte em português via chat e figurinhas exclusivas que podem ser utilizadas nos Reels e nos Stories.
3. Eliminação de recursos no LinkedIn
Visando tornar a experiência de seus usuários melhor, em junho, o LinkedIn excluiu recursos que não tiveram apelo positivo entre os usuários da plataforma, sendo que alguns deles ainda eram considerados novidades.
Entre as funcionalidades suprimidas da plataforma estão as postagens em carrossel (ainda é possível fazê-las de maneira “ improvisada” utilizando arquivos em formato .pdf) e os links clicáveis nas imagens e vídeos.
4. Mais privacidade no Facebook
O Facebook foi alvo de muitas polêmicas envolvendo a privacidade dos seus usuários. Por isso, uma das principais novidades que a plataforma trouxe em 2023 tem relação com o tema.
Além de anunciar que irá implementar uma nova ferramenta de proteção de dados, o Facebook agora permite que você selecione diretamente na tela de postagem quem pode ver as suas publicações ou fotos.
5. Coleções colaborativas no Instagram
Os posts colaborativos entre duas contas fizeram bastante sucesso no Instagram, por isso a plataforma decidiu ampliar essa possibilidade. Agora você pode criar coleções colaborativas entre mais contas e, assim, ampliar as suas visualizações. A nova funcionalidade também é ideal para promover parcerias com outras marcas e influenciadores.
Aproveite as nossas dicas e tire o melhor que o social media tem a oferecer para o seu negócio.
Se quiser alavancar o seu e-commerce a um novo patamar, entre em contato com a gente! Clique aqui para falar com um de nossos especialistas!