A experiência do usuário (UX) desempenha um papel fundamental no sucesso de um e-commerce. Mas como criar uma experiência satisfatória para os consumidores?
É aí que entra o UX Design: baseado em princípios e diretrizes comprovadas, ele tem o objetivo de otimizar a usabilidade, a acessibilidade e a satisfação do usuário em um site ou aplicativo.
De acordo com pesquisas realizadas pela Nielsen Norman Group e pela Adobe, empresas que investem em UX Design têm um retorno sobre o investimento (ROI) de até 9.900%. Além disso, 75% dos entrevistados afirmam que a experiência do usuário é um fator determinante em sua decisão de compra.
Neste artigo, nós vamos abordar os princípios essenciais de UX Design que proprietários de e-commerce devem conhecer para aprimorar a experiência do usuário.
Venha com a gente!
Como melhorar a experiência do usuário?
Baseados nas melhores práticas de usabilidade, separamos alguns tópicos essenciais para melhorar a experiência do usuário em sua loja virtual:
- Realize uma análise de dados profunda e abrangente para compreender as necessidades, desejos e comportamentos do seu público-alvo.
- Coloque seus potenciais clientes no centro do processo de design, levando em consideração suas expectativas, capacidades e limitações.
- Organize e estruture as informações de forma clara e intuitiva, facilitando a navegação e a busca por conteúdo. Veja aqui como organizar uma boa arquitetura de categorias para seu e-commerce.
- Garanta que sua loja virtual seja fácil de usar e acessível para todos os usuários, independentemente de suas habilidades ou dos dispositivos utilizados para compra.
- Transmita, através do design, estética e identidade visual, os valores da sua marca e crie uma conexão emocional com elementos que contribuam para uma experiência positiva.
- Crie fluxos de interação eficientes e intuitivos para uma experiência fluida e agradável.
- Teste e refine constantemente o design do seu e-commerce com base no feedback dos usuários e das novas tendências tecnológicas, buscando uma melhoria contínua.
Práticas que devem ser evitadas
Existem também algumas práticas que devem ser evitadas em termos de UX Design em um e-commerce, como por exemplo, o excesso de informações.
Mantenha o conteúdo claro, conciso e relevante para que os usuários possam encontrar o que precisam de forma rápida e fácil. Lembre-se: a maioria das compras online são compras por impulso, por isso, simplicidade é essencial.
Ainda nesse sentido, lembre-se de otimizar o desempenho do seu site, compactando as imagens, minimizando o uso de scripts pesados e fazendo otimizações no código. Um site lento leva à frustração dos clientes e, mais do que isso, ao abandono de carrinho.
O terceiro ponto que gostaríamos de abordar é a finalização da compra: evite muitas informações no processo de checkout, removendo dados desnecessários e solicitando apenas aqueles essenciais para a conclusão da compra.
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