UX Mobile: o que é e por que você deveria se importar

Você que tem ou pretende ter um e-commerce: sabe o que é UX Mobile e por que você deveria prestar muita atenção a ele?

Muito provavelmente você utiliza seu celular para acessar a internet, certo? Seja através de conexão via dados móveis ou por meio do Wi-Fi, a atual realidade brasileira é a de que a esmagadora maioria das pessoas que utiliza a rede mundial de computadores o faz através de telefones celulares.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 99,5% das residências do país existem aparelhos celulares conectados à internet, sendo que o público que mais faz uso dela são os jovens entre 20 e 29 anos.

Saber que os smartphones conectados à internet estão presentes em quase todas as casas do Brasil já deveria ser motivo suficiente para você se preocupar com o UX Mobile do seu e-commerce. Então continue a leitura para saber tudo a respeito dele.

O que é UX Mobile?

UX é a sigla para user experience (ou experiência do usuário, em português) e em relação ao Mobile abarca todo um conjunto de estratégias voltadas à melhoria da experiência do usuário quando da utilização de smartphones para acessar a internet.

O UX Mobile deve ser pensado para proporcionar experiências positivas aos usuários, sempre de forma intuitiva e eficaz. Personalizar sua página para que ela se adapte perfeitamente quando aberta em um celular é essencial para tornar a experiência agradável e manter o engajamento do seu público-alvo.

Qualquer página que não seja responsiva, ou seja, que não se adapte ao formato de tela do celular, torna a navegação difícil e nem um pouco intuitiva, desencorajando os usuários a permanecer nela.

Em se tratando exclusivamente de e-commerces, o prejuízo é ainda maior, pois ninguém quer enfrentar dificuldades de visualização e de navegação quando vai efetuar suas compras online.

Pense como um possível consumidor: existem duas lojas virtuais que vendem o mesmo produto, com similaridade de preços.

Uma delas é responsiva, com um design pensado para trazer a melhor experiência para os usuários de celulares e a outra é apenas uma versão em miniatura da página desenvolvida para computadores, necessitando de constante ampliação da tela para visualização do conteúdo.

Isso pode não fazer a menor diferença para quem está acessando a loja de um notebook ou computador comum, mas com certeza influenciará o cliente que está acessando através de seu smartphone e que vai dar preferência à loja que o atende melhor – no caso, a com design responsivo.

Usabilidade em dispositivos móveis

É importante ressaltar que não adianta apenas pegar a página da sua loja virtual e fazê-la em proporções menores para que ela “caiba” na tela do celular.

Em primeiro lugar, porque os formatos de tela são diferentes. Quando usamos computadores ou notebooks, utilizamos a tela na horizontal, enquanto o uso de celulares (em se tratando da utilização para compras online) é feito na vertical.

Além disso, em se tratando de smartphones, é preciso encurtar o máximo possível o caminho que o usuário percorre para concluir a compra. Isso porque, mesmo que utilizemos muito o celular, o fazemos várias vezes, por curtos períodos de tempo.

Ou seja, quanto menos tempo o usuário levar para finalizar a compra, melhor. Para tanto, é preciso que sua página mobile contenha apenas o conteúdo necessário, eliminando tudo o que pode ser considerado distração.

Quanto menos digitação, melhor. Quanto mais botões amplo e fontes de texto grandes, fáceis de clicar e de ler, melhor. E quanto mais leve for a página e mais rápido ela carregar, melhor.

Por tudo isso, é preciso criar uma boa arquitetura da informação que seja capaz de levar os olhos para os lugares certos, sem excessos, sejam eles textos, imagens ou vídeos. Sendo assim, o conteúdo exibido na versão responsiva de seu e-commerce deve ser claro, conciso e objetivo.

Vantagem de utilizar sites responsivos

Uma das principais vantagens que proprietários de lojas virtuais possuem quando contam com um design responsivo é o de serem privilegiados no rankeamento dos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.

Devido ao grande número de smartphones conectados à internet, a gigante da tecnologia passou a privilegiar páginas que se adaptam aos dispositivos móveis, pois dessa forma acaba facilitando um acesso de qualidade a centenas de milhões de pessoas.

Está esperando o que para transformar sua página em uma página responsiva e trazer ao seu público um conteúdo de qualidade, personalizado e intuitivo?

Entre em contato com a Super Métrica, nós podemos ajudar você a criar a melhor experiência para seus usuários!

Postado em: 27 de novembro de 2021

Categorias